12º Tecnoeste teve 23 mil visitantes

12-tecnoeste6O 12º Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense foi um sucesso, mais uma vez. O evento, realizado de 19 a 21 de fevereiro de 2014 através de parceria entre o Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia e a cooperativa Copérdia, contabilizou cerca de 23 mil visitantes. Mais de 150 empresas expuseram seus produtos, tecnologias e serviços.

A programação iniciou no dia 19, quarta-feira, com abertura oficial às 10h. Estiveram presentes representantes das organizações envolvidas na realização da feira, autoridades municipais e estaduais, bem como a imprensa de toda a região e visitantes. O tema definido pelos organizadores para este ano foi: “Gestão, qualidade de vida e sucessão da propriedade rural”. Focado na difusão de conhecimento e tecnologias para a propriedade rural, o Tecnoeste é um dos maiores eventos do gênero em todo o Estado.

O Tecnoeste é presidido de forma compartilhada pelo presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon e o diretor-geral do IFC-Concórdia, professor Jolcemar Ferro. “O agricultor vem ao Tecnoeste não somente buscar informações, mas também trocar experiências. E isso constitui uma relação que ultrapassa o cunho técnico ou comercial do evento. O Tecnoeste é uma grande oportunidade de construção coletiva do conhecimento”, disse, em sua fala de abertura do evento, o diretor Ferro. Ressaltou ainda que o Tecnoeste só acontece porque muita gente competente trabalha bastante para isso.

O reitor do IFC, professor Francisco Sobral, também se pronunciou na abertura do evento. Ele lembrou a importância de reforçar as discussões a respeito da juventude rural, para que tenha motivação, competência, qualidade técnica e profissional para permanecer nas propriedades. O presidente da Copérdia afirmou que o Tecnoeste é um evento que traz grandes oportunidades para os produtores e todos os visitantes que vão ao parque buscar por novas tecnologias. “O agronegócio é o sustentáculo do nosso país”.
Presença do IFC no Tecnoeste
O Tecnoeste é realizado na área do câmpus Concórdia do IFC, com participação ativa da instituição na organização do evento e com o envolvimento de servidores e de estudantes, como forma de aprendizado. Mas, além disso, o IFC-Concórdia tem um espaço para apresentar o câmpus, os cursos oferecidos e as atividades realizadas. É a chamada “casinha do IFC no Tecnoeste”.

Neste ano todos os cursos do IFC-Concórdia estiveram presentes, fazendo demonstrações de atividades, projetos realizados e atendendo aos grupos de estudantes interessados nos cursos. Jogos de computador que simulam o trabalho no campo, experimentos de física, jogos matemáticos, produtos alimentícios produzidos em aula e peças de esqueletos de animais para estudo foram algumas das atrações no espaço. Além disso, uma miniatura de produção de alface em hidroponia, um caixote de abelhas e mudas de plantas frutíferas e ornamentais movimentaram o local.

Uma maquete do câmpus, que permite visualizar a disposição das instalações nos 253 hectares da instituição estava exposta. Estudantes, técnicos e professores do IFC estavam sempre no local para prestar informações aos visitantes e aos grupos de estudantes em caravanas escolares.

*Texto e fotos: CECOM/Concórdia.

12-tecnoeste5 12-tecnoeste4 12-tecnoeste3 12-tecnoeste2 12-tecnoeste1

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, às 17:11 por Nicole Trevisol.