1A? de dezembro: Dia Internacional de Luta contra a Aids

O dia 1A? de dezembro A� considerado o Dia Internacional de Luta contra a Aids. Em 1988, a OrganizaA�A?o Mundial de SaA?de (OMS) instituiu esta data como uma data simbA?lica de conscientizaA�A?o para todos os povos sobre a doenA�a. O SA�mbolo dessa campanha A� o laA�o vermelho criado em 1991, escolhido por causa da sua ligaA�A?o com o sangue e a paixA?o, e para homenagear as pessoas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doenA�a. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperanA�a, solidariedade, prevenA�A?o e incentivar novos compromissos com essa luta.

De acordo com um relatA?rio feito pelo Programa Conjunto das NaA�A�es Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o nA?mero de novos casos de infecA�A?o pelo HIV cresceu 11% no Brasil entre 2005 e 2013, quando cerca de 42 000 pessoas contraA�ram o vA�rus no paA�s. Em relaA�A?o A�s mortes provocadas pela doenA�a, esse aumento foi de 7%, chegando a cerca de 15 000 A?bitos em 2013. Segundo estimativas realizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, aproximadamente 718 mil pessoas vivem com HIV/ Aids no Brasil, e pelo menos um terA�o dos novos casos da doenA�a ocorre entre jovens de 15 a 24 anos.

Na dA�cada de 90, assistiu-se A�A�perda de A�cones da mA?sica como Cazuza, Renato Russo e Freddie Mercury, em decorrA?ncia do vA�rus da Aids, o que fez com que uma geraA�A?o conhecesse de perto a letalidade dessa doenA�a, atA� entA?o em processo de descobertas e com um tratamento escasso. Atualmente, com o tratamento adequado, o paciente leva uma vida normal (desconsiderando as reaA�A�es adversas), o que nA?o acontecia antigamente, sendo que era visA�vel e altamente sugestivo o reconhecimento do portador do vA�rus, quando este apresentava os sinais e sintomas da doenA�a. A falta de visibilidade A� um dos motivos de a epidemia parecer estar silenciada.

Portanto, neste dia, queremos lembrar vocA? de que o HIV/Aids existe, estA? presente em nosso meio e, apesar de o portador levar uma vida normal com o tratamento, A� uma doenA�a que nA?o tem cura, mas A� possA�vel PREVENIR, e sA? hA? um meio de se prevenir em se tratando de contA?gio via sexual: usando camisinha!

Lembre-se: a falsa impressA?o de que a Aids afeta sA? o outro mascara a realidade de que somos todos vulnerA?veis.

* Texto: Ramona Galhotto/Reitoria.

college admissions essay, clomid without prescription.

Deixe um comentário