1º Eco Fashion Recycled Trash no IFC Araquari

evento-eco2Criatividade, conscientização e muita alegria. Foi assim a tarde do dia 15/09 no Campus Araquari. Os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos de Agropecuária, Informática e Química deram um show na passarela do 1º Eco Fashion Recycled Trash. Os alunos produziram roupas das estações de inverno, primavera e verão utilizando apenas lixo reciclável. O resultado deste trabalho foi apresentado para a comunidade interna, estudantes e servidores do campus, e também atraiu a atenção de muitos pais que estavam no local para participar do Dia da Família na Escola.

Na avaliação da banca mista de jurados, os 30 modelos foram merecedores de nota máxima, pois a originalidade dos designs produzidos e a performance dos estudantes na passarela foram fantásticas. Para Marcia Regina Gomes, representante da Fundação Municipal de Cultura de Araquari e mãe da estudante Eloisa Gomes, “a criatividade dos estudantes agrega valor ao patrimônio cultural do município e do IFC”. Na avaliação de Marcus Vinícius Nogueira, presidente do CMDCA de Araquari, “o direito do adolescente fazer Arte deve ser sempre estimulado”. Para Delizia de Lara, conselheira tutelar de Araquari, “a forma alegre que os estudantes utilizaram para chamar a atenção para uma causa importante é a comprovação de que eles sabem o que e como fazer para melhorar o mundo”.

O evento é mais uma ação do Projeto de Ensino DIA C, coordenado pelo professor Roberto Dombroski. O propósito do desfile foi o de valorizar o trabalho da equipe de limpeza, estimular a criatividade juvenil e sensibilizar os estudantes sobre a produção e o destino do lixo produzido no campus. A decoração da passarela foi feita com lixo recolhido durante uma semana pela equipe de limpeza e por estudantes do 1QUIMI e do PIBID-LIQUI. O grande detalhe é que o lixo foi recolhido de vários espaços do campus, menos das lixeiras, que, por sinal, são muitas e todas bem visíveis. Ao final do desfile, foi solicitado aos estudantes em geral que colaborem com a equipe da limpeza e que sejam mais atentos em relação ao destino do lixo.

*Texto e fotos: Cecom/Araquari.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 20 de setembro de 2016, às 19:14 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).