1º FORDHIFs discute o ensino de história na rede federal de ensino

Nos dias 24 e 27 de julho de 2017, foi realizado o I Fórum dos Docentes de História dos Institutos Federais (FORDHIFs), no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). Organizado por professores do IFB, o evento ocorreu de forma concomitante com o XXIX Simpósio Nacional em História da ANPUH, com a participação de cerca de 50 docentes, representando mais de 20 Institutos Federais e instituições da Rede Federal de todas as regiões do país.

A programação foi composta por seis sessões de comunicação, três mesas-redondas e por uma plenária final para discussões e deliberações de temas importantes que emergiram ao longo dos dois dias. Deste evento participaram professores e professoras do Colégio Pedro II, do Centro de Educação Federal e Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (RJ), do Instituto Federal de Alagoas, do Instituto Federal de Brasília, do Instituto Federal da Bahia, do Instituto Federal Baiano, do Instituto Federal Catarinense, do Instituto Federal do Espírito Santo, do Instituto Federal Fluminense, do Instituto Federal Goiano, do Instituto Federal do Maranhão, do Instituto Federal do Mato Grosso, do Instituto Federal de Minas Gerais, do Instituto Federal do Paraná, do Instituto Federal de Pernambuco, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, do Instituto Federal do Sul de Minas, do Instituto Federal de São Paulo e do Instituto Federal de Santa Catarina.

As comunicações, em geral, abordaram os desafios específicos do ensino de História na rede federal. No aspecto eminentemente curricular, tratou-se, em linhas gerais, dos princípios e tendências do ensino de História; de questões teóricas e didático-pedagógicas; da integração do saber histórico com os demais saberes das humanidades e da integração entre saberes técnicos e propedêuticos. Houve também relatos de experiências exitosas com projetos de ensino, pesquisa, extensão e também acerca da elaboração de materiais didáticos. Já as mesas-redondas, que também apontaram caminhos para a prática e para o saber histórico no contexto da rede federal, debateram as políticas públicas para os Institutos Federais, marcadamente, os impactos da reforma do ensino médio e da criminalização de temas caros aos Direitos Humanos e o contingenciamento orçamentário.

O I Fórum dos Docentes em História dos Institutos Federais aprovou, no final, a Carta de Brasília, datada de 27 de julho de 2017, denunciando as condições em que a Rede Federal se encontra e exigindo respeito com servidores, estudantes e cidadãos brasileiros que apostaram no papel desta rede federal de educação, ciência e tecnologia.

*Texto e imagem: Divulgação/ Sinasefe-SC. Disponível em <http://www.sinasefe-sc.org.br/Default/Noticias/4312/1o-fordhifs-discute-o-ensino-de-historia-na-rede-federal-de-ensino>. Acesso em 15/08/2017.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de agosto de 2017, às 10:35 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).