Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

2ª FICE em Videira expõe cursos e projetos à comunidade

fice-videira-5A 2ª Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) realizada pelo Câmpus Videira nos dias 12 e 13 de setembro movimentou o câmpus trazendo cerca de 900 estudantes de escolas públicas da cidade. Os visitantes em sua maioria estão concluindo o ensino fundamental e médio e participaram com o intuito de conhecer os projetos de Pesquisa e Extensão e os cursos da unidade, já que o evento antecedeu o início das inscrições para o Vestibular.

Nosso objetivo foi o de aproximar o IFC da comunidade. Os alunos apresentaram excelentes projetos, nossos professores e estudantes ficaram nos estandes falando sobre os cursos e nossos servidores técnicos administrativos fizeram o acompanhamento das escolas visitantes, além de dar todo o apoio para que o evento fosse o sucesso que foi”, comenta a diretora do câmpus, Rosangela Aguiar Adam.

Em 2012, primeiro ano em que a FICE foi realizada, cerca de 500 estudantes compareceram ao evento. Este ano o número foi ampliado com a disponibilidade de mais ônibus com o objetivo de não deixar nenhuma turma de fora.

 

Confira abaixo o depoimento de servidores e alunos que trabalharam na 2ª FICE

 

Opinião de servidores

A experiência de a Instituição buscar os alunos que seriam o seu público-alvo trazendo-os para dentro da instituição e mostrando aquilo que a escola se propõe a oferecer é além de tudo uma experiência inovadora e muito audaciosa do meu ponto de vista. Ao mesmo tempo que aproxima a instituição com a comunidade lá fora os alunos que vem nos visitar eles acabam descobrindo muitas coisas que possam interessar para vir buscar os cursos que eles gostariam de fazer. É uma excelente estratégia de fazer com que a nossa comunidade conheça a instituição, nos visite, tire suas dúvidas e quem sabe possa usufruir de toda essa infraestrutura e todo esse potencial que o IFC tem a oferecer. (Loriane Vieceli – Técnica em Assuntos Educacionais – acompanhante de escolas durante o evento)

 

Eu acho que a FICE evoluiu bastante. Foi bem melhor que o ano passado em número de trabalhos, em avaliadores externos que nós utilizamos, na quantidade e na qualidade dos trabalhos, que foram bem estruturados, foi um sucesso. O evento foi organizado, todas as pessoas que eu conversei gostaram tanto dos trabalhos como dos estandes, foi realmente um evento de sucesso. (Gilson Ribeiro Nachtigall).

 

A avaliação é muito positiva tanto por parte do número de visitantes como pelos que apresentaram e demonstraram bastante motivação pelos assuntos estudados e também por parte dos avaliadores que gostaram bastante e agradeceram por poder participar e colaborar com essa feira. (Angela Maria Crotti da Rosa – coordenadora de Extensão)

 

Este ano nós tivemos uma organização diferenciada principalmente na questão do espaço físico. Esse ano os banners foram organizados de forma que as pessoas passassem ao mesmo tempo pelos banners e pelos estandes. Nesse quesito de espaço acredito que teve uma evolução, ficou melhor a apresentação. Os alunos puderam ter mais atenção em relação ao câmpus como um todo. Observei que teve uma quantidade muito grande de alunos, acredito que foi superior ao do ano passado, a divulgação foi bem expressiva e o evento contribuiu bastante para a divulgação do curso. (Tiago Lopes, coordenador do curso técnico em Informática).

 

Eu acho que este ano está mais muito bem organizado, os projetos estão mais bem estruturados, os alunos estão mais envolvidos com os projetos, estão mais interessados. Parabéns aos organizadores da exposição e espero que este evento continue acontecendo para divulgar o trabalho que é realizado no Instituto. (Karla Goulart, professora de Língua Portuguesa).

 

No ano passado nós tivemos a participação do Câmpus Luzerna. Esse ano eles não estão aqui, então sob o ponto de vista regional o evento do ano passado foi um pouco mais amplo, mas sob o ponto de vista local ficou muito interessante, ficou bom, a proposta que é mostrar os cursos, mostrar o trabalho dos alunos tanto de Pesquisa como de Extensão eu penso que cumpriu com os objetivos, foi uma oportunidade muito boa para mostrar para a sociedade, para os nossos próprios alunos o trabalho que está sendo feito. (Ricardo Annes – coordenador de Pesquisa, Extensão e Estágios do Câmpus Fraiburgo)

 

Opinião dos estudantes

Eu achei muito bom, serviu para mostrar para os alunos de fora o modo como o Instituto trabalha, as coisas que a gente faz aqui, os projetos que os alunos desenvolvem, a forma como os professores e alunos interagem e achei uma coisa muito boa e espero que a cada ano melhore mais. Já participei de duas edições e ano que vem é meu último ano no IFC e eu pretendo participar de novo. (Julia Gelain, estudante).

 

Isso serve como incentivo até porque a gente trabalha e se esforça pra desenvolver um projeto, uma atividade e acho que nada mais justo que a gente poder divulgar o que gente fez. Além disso vai servir como uma base, um conhecimento a mais para as outras pessoas. (Amanda Peretti, estudante)

 

Esse é meu primeiro evento, não participei da FICE no ano passado. Você assistir e você participar é totalmente diferente. Eu estou gostando muito do meu projeto, me identificando com meu curso, estou achando tudo muito legal. (Fabíola de Castro, estudante).

 

Eu participei apresentando banner ano passado e este ano. É uma forma muito boa pra gente divulgar o que fazemos o ano inteiro. Se não tivesse a FICE acabaríamos segurado pra gente a informação e não passaríamos para o nosso público-alvo. (Carol Fritzen, estudante).

 

A FICE nos proporciona uma visão mais ampla dos projetos que estão sendo desenvolvidos ao longo do ano no Instituto. (Bruna Riviera, estudante).

 

Confira todas as fotos do evento: http://eventos.videira.ifc.edu.br/fice/fotos/

fice-videira-6 fice-videira-4 fice-videira-3 fice-videira-2 fice-videira-1

*Texto e fotos: CECOM/Videira.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de setembro de 2013, às 20:32 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: