2A? FICE em Videira expA�e cursos e projetos A� comunidade

fice-videira-5A 2A? Feira de IniciaA�A?o CientA�fica e ExtensA?o (FICE) realizada pelo CA?mpus Videira nos dias 12 e 13 de setembro movimentou o cA?mpus trazendo cerca de 900 estudantes de escolas pA?blicas da cidade. Os visitantes em sua maioria estA?o concluindo o ensino fundamental e mA�dio e participaram com o intuito de conhecer os projetos de Pesquisa e ExtensA?o e os cursos da unidade, jA? que o evento antecedeu o inA�cio das inscriA�A�es para o Vestibular. common application essay, dapoxetine online.

a�?Nosso objetivo foi o de aproximar o IFC da comunidade. Os alunos apresentaram excelentes projetos, nossos professores e estudantes ficaram nos estandes falando sobre os cursos e nossos servidores tA�cnicos administrativos fizeram o acompanhamento das escolas visitantes, alA�m de dar todo o apoio para que o evento fosse o sucesso que foia�?, comenta a diretora do cA?mpus, Rosangela Aguiar Adam.

Em 2012, primeiro ano em que a FICE foi realizada, cerca de 500 estudantes compareceram ao evento. Este ano o nA?mero foi ampliado com a disponibilidade de mais A?nibus com o objetivo de nA?o deixar nenhuma turma de fora.

 

Confira abaixo o depoimento de servidores e alunos que trabalharam na 2A? FICE

 

OpiniA?o de servidores

A experiA?ncia de a InstituiA�A?o buscar os alunos que seriam o seu pA?blico-alvo trazendo-os para dentro da instituiA�A?o e mostrando aquilo que a escola se propA�e a oferecer A� alA�m de tudo uma experiA?ncia inovadora e muito audaciosa do meu ponto de vista. Ao mesmo tempo que aproxima a instituiA�A?o com a comunidade lA? fora os alunos que vem nos visitar eles acabam descobrindo muitas coisas que possam interessar para vir buscar os cursos que eles gostariam de fazer. A� uma excelente estratA�gia de fazer com que a nossa comunidade conheA�a a instituiA�A?o, nos visite, tire suas dA?vidas e quem sabe possa usufruir de toda essa infraestrutura e todo esse potencial que o IFC tem a oferecer. (Loriane Vieceli – TA�cnica em Assuntos Educacionais – acompanhante de escolas durante o evento)

 

Eu acho que a FICE evoluiu bastante. Foi bem melhor que o ano passado em nA?mero de trabalhos, em avaliadores externos que nA?s utilizamos, na quantidade e na qualidade dos trabalhos, que foram bem estruturados, foi um sucesso. O evento foi organizado, todas as pessoas que eu conversei gostaram tanto dos trabalhos como dos estandes, foi realmente um evento de sucesso. (Gilson Ribeiro Nachtigall).

 

A avaliaA�A?o A� muito positiva tanto por parte do nA?mero de visitantes como pelos que apresentaram e demonstraram bastante motivaA�A?o pelos assuntos estudados e tambA�m por parte dos avaliadores que gostaram bastante e agradeceram por poder participar e colaborar com essa feira. (Angela Maria Crotti da Rosa – coordenadora de ExtensA?o)

 

Este ano nA?s tivemos uma organizaA�A?o diferenciada principalmente na questA?o do espaA�o fA�sico. Esse ano os banners foram organizados de forma que as pessoas passassem ao mesmo tempo pelos banners e pelos estandes. Nesse quesito de espaA�o acredito que teve uma evoluA�A?o, ficou melhor a apresentaA�A?o. Os alunos puderam ter mais atenA�A?o em relaA�A?o ao cA?mpus como um todo. Observei que teve uma quantidade muito grande de alunos, acredito que foi superior ao do ano passado, a divulgaA�A?o foi bem expressiva e o evento contribuiu bastante para a divulgaA�A?o do curso. (Tiago Lopes, coordenador do curso tA�cnico em InformA?tica).

 

Eu acho que este ano estA? mais muito bem organizado, os projetos estA?o mais bem estruturados, os alunos estA?o mais envolvidos com os projetos, estA?o mais interessados. ParabA�ns aos organizadores da exposiA�A?o e espero que este evento continue acontecendo para divulgar o trabalho que A� realizado no Instituto. (Karla Goulart, professora de LA�ngua Portuguesa).

 

No ano passado nA?s tivemos a participaA�A?o do CA?mpus Luzerna. Esse ano eles nA?o estA?o aqui, entA?o sob o ponto de vista regional o evento do ano passado foi um pouco mais amplo, mas sob o ponto de vista local ficou muito interessante, ficou bom, a proposta que A� mostrar os cursos, mostrar o trabalho dos alunos tanto de Pesquisa como de ExtensA?o eu penso que cumpriu com os objetivos, foi uma oportunidade muito boa para mostrar para a sociedade, para os nossos prA?prios alunos o trabalho que estA? sendo feito. (Ricardo Annes – coordenador de Pesquisa, ExtensA?o e EstA?gios do CA?mpus Fraiburgo)

 

OpiniA?o dos estudantes

Eu achei muito bom, serviu para mostrar para os alunos de fora o modo como o Instituto trabalha, as coisas que a gente faz aqui, os projetos que os alunos desenvolvem, a forma como os professores e alunos interagem e achei uma coisa muito boa e espero que a cada ano melhore mais. JA? participei de duas ediA�A�es e ano que vem A� meu A?ltimo ano no IFC e eu pretendo participar de novo. (Julia Gelain, estudante).

 

Isso serve como incentivo atA� porque a gente trabalha e se esforA�a pra desenvolver um projeto, uma atividade e acho que nada mais justo que a gente poder divulgar o que gente fez. AlA�m disso vai servir como uma base, um conhecimento a mais para as outras pessoas. (Amanda Peretti, estudante)

 

Esse A� meu primeiro evento, nA?o participei da FICE no ano passado. VocA? assistir e vocA? participar A� totalmente diferente. Eu estou gostando muito do meu projeto, me identificando com meu curso, estou achando tudo muito legal. (FabA�ola de Castro, estudante).

 

Eu participei apresentando banner ano passado e este ano. A� uma forma muito boa pra gente divulgar o que fazemos o ano inteiro. Se nA?o tivesse a FICE acabarA�amos segurado pra gente a informaA�A?o e nA?o passarA�amos para o nosso pA?blico-alvo. (Carol Fritzen, estudante).

 

A FICE nos proporciona uma visA?o mais ampla dos projetos que estA?o sendo desenvolvidos ao longo do ano no Instituto. (Bruna Riviera, estudante).

 

Confira todas as fotos do evento:A�http://eventos.videira.ifc.edu.br/fice/fotos/

fice-videira-6 fice-videira-4 fice-videira-3 fice-videira-2 fice-videira-1

*Texto e fotos: CECOM/Videira.

Deixe um comentário