4º Festival de Curtas do Campus Sombrio discute Diversidade e Direitos Humanos

O Campus Avançado Sombrio realizou, nos dias 20 e 21 de novembro, a quarta edição de seu Festival de Curtas-Metragens. O evento é a atividade de enceramento do projeto de ensino e pesquisa “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades”, no qual os alunos do primeiro e do segundo ano dos cursos técnicos  integrados ao Ensino Médio em Informática e Hospedagem produzem filmes de pequena duração com o objetivo de debater questões ligadas aos temas Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. Este ano, a coordenação do projeto é da professora Mara Helfenstein.

A cerimônia de premiação contou com 16 categorias (conheça os premiados no quadro abaixo). No dia 20, das 13 às 17h, foram anunciados os vencedores entre as turmas do primeiro ano; no dia 21, no mesmo horário, foi a vez dos curtas produzidos pelos estudantes do segundo ano. Todos os trabalhos indicados recebem um troféu de participação; os atores e atrizes indicados recebem uma medalha de reconhecimento. Os vencedores de cada categoria levam pra casa uma estatueta ao estilo do Oscar.

“As obras são produzidas integralmente pelos estudantes, com orientação do grupo de docentes que coordenam o trabalho. Desde a fase de pesquisa sobre casos reais de violação dos Direitos Humanos, aqui mesmo na região sul do Estado, até a construção dos roteiros, a gravação e a atuação, tudo é feito por eles”, explica o professor Matheus Valesques, colaborador do projeto. “A importância deste trabalho reside na necessidade de movimentos e reflexões que desconstruam o preconceito e promovam a aceitação das diferenças e o respeito à dignidade de todos e todas”.

Confira abaixo as obras premiadas em cada categoria.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller