4A� SICT Sul realiza Mesa Redonda sobre AvaliaA�A?o Institucional nos IFs

sictisul
Da esquerda para a direita: Eduardo (IFSC), Sandra (IFSC), Ana Carolina (INEP), Denise (IFC), JosA� Carlos Brancher (IFC), Fernando Garbuio (IFC), Carlos Krause (IFC) e Romano Valicheski (IFC).

Durante a realizaA�A?o do 4A� SICT Sul, que ocorreu junto A� VII MICTI e o IFCultura, nos dias 11 e 12 de novembro, em Sombrio, aconteceu a mesa-redonda sobre a�?AvaliaA�A?o Institucional para os Institutos Federaisa�?. Cerca de 50 pessoas, entre professores, alunos e servidores das instituiA�A�es organizadoras, acompanharam o debate sobre a temA?tica. A mesa foi mediada pela professora do IFSC Sandra Scremin, pelo professor e representante da CPA do IFSC, Eduardo Hubler, pela pesquisadora e avaliadora externa do INEP, Ana Carolina Oliveira, e pela servidora e representante da CPA do IFC, Denise Danielli Pagno.

Segundo Denise, essa atividade debateu a proposta de avaliaA�A?o institucional, pois, conforme a Lei 10.861/2015 – Artigo 11, toda instituiA�A?o deve ter sua prA?pria ComissA?o PrA?pria de AvaliaA�A?o (CPA) para conduzir os processos relacionados A�A�AvaliaA�A?o Institucional. a�?Os IFs estA?o submetidos aos mesmos critA�rios de avaliaA�A?o das Universidades, e este encontro sinaliza o inA�cio de uma discussA?o que busca sensibilizar os Institutos Federais para que sejamos avaliados de acordo com critA�rios mais justos, democrA?ticos, igualitA?rios e que, de fato, conduzam ao aprimoramento do papel dos IFs como importantes A?rgA?os de formaA�A?o profissional nos ambientes de inserA�A?oa�?, disse.

Ana Carolina abordou os princA�pios, diretrizes, legislaA�A?o atual e orientaA�A?o de procedimentos da avaliaA�A?o institucional atual. Eduardo explicou sobre a pesquisa e o procedimento de AutoavaliaA�A?o Institucional no IFSC, e Denise explanou sobre o processo atual de desenvolvimento da AutoavaliaA�A?o do IFC. O sentido do debate ficou no entorno dos seguintes questionamentos: Como chegar a um princA�pio justo, diretrizes norteadoras e roteiros de avaliaA�A?o especA�ficos para o caso dos IFs? O que pode nos respaldar como Instituto Federal de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia no sentido da concretizaA�A?o de uma avaliaA�A?o institucional que reflita a nossa realidade e nos aponte alguns direcionamentos a partir dela?

a�?Foi consensual que um dos maiores desafio, no A?mbito dos IFs, no que diz respeito A�A�AvaliaA�A?o Institucional, A� considerar o nA?mero maior de vagas no ensino tA�cnico de nA�vel mA�dio e trazer o processo avaliativo, pensado para o ensino superior nos documentos do INEP/MEC, para essa realidade dos Institutos Federais – coexistA?ncia de diversos nA�veis e modalidades de ensinoa�?, finaliza Denise.

* InformaA�A�es: Denise Danielli Pagno.

** Foto: DivulgaA�A?o. homework assignment, generic lioresal.