65 estudantes participam do 1A? SIIF em Fraiburgo

siif1O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Fraiburgo realizou uma experiA?ncia diferente, envolvendo alunos da unidade e do Campus personal statement for grad school, dapoxetine without prescription. Videira, no dia 1A? de outubro: o 1A? Simulado das OrganizaA�A�es Internacionais do Instituto Federal (SIIF). Participaram da atividade 65 estudantes do ensino mA�dio integrado, com o objetivo de simular os processos de tomada de decisA?o dos principais foros de debates de OrganizaA�A�es Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de SeguranA�a das NaA�A�es Unidas.

O evento foi o resultado final de um trabalho que comeA�ou alguns meses antes. a�?O SIIF A� um projeto de extensA?o, e tivemos trA?s etapas: em julho e agosto, os alunos foram preparados para o evento de outubro com aulas especA�ficas de histA?ria, geografia, atualidades, produA�A?o textual e oratA?ria. Em setembro, foram preparados os discursos e aprofundados os temas do debatea�?, conta Marcelo da Silva, coordenador da atividade.

Dentre os ensinamentos propostos pelo SIIF, estA?o princA�pios das OrganizaA�A�es Internacionais: consumo consciente, responsabilidade social, valores como a tolerA?ncia e a nA?o discriminaA�A?o de minorias. a�?SA?o meios de desenvolver uma sociedade mais prA?spera e justa. Isso foi feito estimulando a criatividade e a inovaA�A?o por meio do intercA?mbio entre o campus e a comunidadea�?, revela o professor.

Para ampliar o debate em torno da reflexA?o, de textos, de oratA?ria e para integrar os alunos do IFC, espera-se que, no prA?ximo ano, o SIIF entre para o calendA?rio anual de eventos e que mais campi possam participar. a�?O SIIF se torna importante porque busca proporcionar que os estudantes tenham uma experiA?ncia nunca antes vivida por eles, alA�m de praticar a integraA�A?o e o debatea�?, finaliza Marcelo.

Confira abaixo os paA�ses vencedores desta primeira ediA�A?o do SIIF

siif21A? Lugar: A?frica do Sul a�� Matheus Tonial, Estephani e Cleiton Silva.

2A? Lugar: Turquia a�� Daniel Cordeiro, Guilherme M. e Vanessa.

3A? Lugar: A?ndia a�� VitA?ria Rinaldi, Renata Gaio e Bruna Sernajotto.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Fotos: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.