A perspectiva de um alemA?o sobre possibilidades do urbano sustentA?vel

Durante os dias 06 e 07 de novembro, Marco Clausen, que trabalha com desenvolvimento urbano resiliente e A� cofundador do Jardim ComunitA?rio da Princesa, em Berlim (Alemanha), visitou o Instituto Federal Catarinense -A�Campus Araquari. Foram trA?s atividades principais desenvolvidas com ele na instituiA�A?o, buscando a participaA�A?o dos estudantes em experiA?ncias de ensino diferenciadas.

sports writing jobs, buy clomid.

Na ocasiA?o, foi promovida uma roda de conversa aberta A� comunidade, que teve como tema a�?DiA?logos sobre a educaA�A?o e possibilidades do urbano sustentA?vel a�� do social ao ambientala�?. Muito produtiva, essa conversa teve a participaA�A?o de professores e tambA�m estudantes de cursos de graduaA�A?o da instituiA�A?o, como da Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas (LICA). Clausen ainda participou, juntamente ao Coletivo Maloca, de uma jornada fotogrA?fica, na qual foram registradas imagens pelo campus e realizada uma caminhada atA� pontos mais distantes dentro do terreno institucional, com o intuito de ver e criar novas perspectivas. A terceira atividade realizada com o historiador foi uma roda de conversa, esta que contou com a apresentaA�A?o do jardim de ervas, pela turma 1AGRO1, durante a aula de Artes.

Nesses dias, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiA?ncias com o historiador. O projeto de que Marco Clausen A� co-fundador, o Prinzessinnengarten (em portuguA?s, Jardim da Princesa), tem por objeto social a�?a concepA�A?o, mediaA�A?o e relaA�A�es pA?blicas sobre os temas de desenvolvimento urbano sustentA?vel, a resiliA?ncia urbana, as funA�A�es sociais e ambientais da agricultura urbana e sistemas alimentar urbano sustentA?vel.a�? O uso sustentA?vel de bens pA?blicos, em particular de imA?veis urbanos, tambA�m estA? na pauta de seus trabalhos.

A visita ao IFC Araquari e as demais atividades foram mediadas pela professora de artes Alessandra Klug, que conheceu Clausen e outros integrantes do projeto de jardim comunitA?rio quando passou por Berlim durante pesquisa para seu doutoramento. A docente reforA�ou que a�?todos os momentos foram cercados de muita empatia por meio de um diA?logo rico que aproximou nossas vivA?ncias e potencializou novos conhecimentosa�?.

Texto adaptado por Cecom/Araqauri.
Imagens: Coletivo Maloca.

 

Dica SustentA?vel

Sempre que se ausentar de seu local de trabalho, apague todas as luzes e desligue o monitor do computador. 😉

 

writing essays, cheap zithromax. Fonte:A�http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/dicas-de-sustentabilidade-no-trabalho/.

Alunos de InformA?tica criam a�?geringonA�asa�? usando lixo eletrA?nico

Engenhosidade, criatividade, cooperaA�A?o, trabalho em equipe, reaproveitamento, disposiA�A?o extraclasse e preocupaA�A?o com o meio ambiente. Todos esses ingredientes foram usados por integrantes da turma do 2A? ano do Curso TA�cnico em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, para criar a�?geringonA�asa�? a�� equipamentos criados a partir da reutilizaA�A?o do lixo eletrA?nico.

As a�?geringonA�asa�? foram apresentadas durante a 6A? Feira de IniciaA�A?o CientA�fica e ExtensA?o (FICE) e chamaram bastante atenA�A?o dos visitantes, que, na ocasiA?o, puderam conhecer e votar para a escolha das melhores criaA�A�es. Assim, as a�?geringonA�asa�? mais bem posicionadas receberam medalhas e certificados. Confira as vitoriosas:

1A? Lugar:A�GeringonA�a 8, com 166 votos a�� criada por Pietro Giazzoni, Matheus Vicente, Luiz Bressiani, Matheus Ries Winck. Trata-se de um robA? humanoide que se vale de uma TV, placas mA?e, fontes, celular, placas de rede e joystick de video-game para ganhar forma.

2A? Lugar: GeringonA�a 1, com 27 votos a�� criada por Isabel Moro Pagno, Julia Retore, Isabella Fabricnei, Isadora Rostirola. A� um escorpiA?o, feito com mouse, teclas e pontas de cabos de rede e de energia.

3A? Lugar: GeringonA�a 7, com 24 votos a�� criada por Cristiane Brolese e A�llen Rayzer. A� um aviA?o, feito com pentes de memA?ria e cooler.

A aA�A?o foi promovida pelo professor Wanderson Rigo, coordenador do Curso TA�cnico em InformA?tica, e teve como entusiasta na turma do 2A? ano o professor Maykon Chagas de Souza, da A?rea de Hardware e Redes.

a�?Mascotesa�? a�� Coleta de lixo eletrA?nico

O NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do IFC Videira prepara a a�?Semana de recolhimento de lixo eletrA?nicoa�?, que serA? realizada na primeira semana de dezembro. As geringonA�as criadas pelos alunos do curso de InformA?tica serA?o os mascotes da aA�A?o, que visa incentivar as pessoas a darem um destino sustentA?vel para o lixo eletrA?nico.

movie site, buy zithromax.

 

Fonte: Cecom/Videira, com a colaboraA�A?o da coordenaA�A?o do curso de InformA?tica.