Abertas as inscriA�A�es para segunda chamada pA?blica do LabCEUs

labceusO LaboratA?rios de Cidades Sensitivas (LabCEUs) lanA�ou uma nova chamada pA?blica para selecionar propostas de ocupaA�A?o para realizaA�A?o de atividades nos LaboratA?rios MultimA�dia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). O programa, realizado pelo MinistA�rio da Cultura (MinC), por meioA�da Secretaria de PolA�ticas PA?blicas e em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, atravA�sA�do Pesquisa e InovaA�A?o para as Cidades -A�InCiti, premiarA? 15 projetos. SA?o dez ocupaA�A�es de dois meses e cinco ocupaA�A�es de quatro meses. As inscriA�A�es devem ser feitas atA� dia 19 de junho.
Ao todo, serA?o distribuA�dos R$ 160 mil. Os projetos com dois meses de duraA�A?o receberA?o R$ 8 mil reais cada, e os de quatro meses terA?o apoio de R$ 16 mil. As propostas devem ter por objetivo a experimentaA�A?o de mA�todos e processos criativos de ocupaA�A?o dos territA?rios, podendo envolver iniciativas de criaA�A?o, pesquisa, formaA�A?o, produA�A?o, difusA?o, circulaA�A?o, memA?ria e demais aA�A�es que proporcionem interaA�A�es entre a comunidade e a cidade.
As inscriA�A�es devem ser feitas atravA�s do formulA?rio disponibilizado no site do LabCEUs ( how to write a reaction paper, cheap dapoxetine. http://culturadigital.br/labceus). Podem participar da chamada pA?blica brasileiros com mais de 18 anos, residentes em todo o territA?rio nacional. Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovaA�A?o, por meio de experimentaA�A�es metodolA?gicas nas atividades de ensino, pesquisa e produA�A?o colaborativa, dialogando com pelo menos uma das quatro temA?ticas descritas na chamada pA?blica. SA?o elas: ComunicaA�A?o, Interatividade, EspaA�os e TerritA?rio, e RaA�zes e TradiA�A�es.
As iniciativas contempladas deverA?o ser realizadas entre os meses de agosto e outubro de 2015, nas cidades de A?guas Lindas de GoiA?s (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), LuA�s Eduardo MagalhA?es (BA), SA?o FA�lix do Xingu (PA), SertA?ozinho (SP), Sete Lagoas (MG) e Petrolina (PE).

As propostas serA?o analisadas por uma ComissA?o de AvaliaA�A?o e SeleA�A?o, formada por gestores do programa LabCEUs, do MinistA�rio da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas pelo programa. Os critA�rios de anA?lise serA?o, entre outros, relevA?ncia social e conceitual; criatividade da proposta; aplicabilidade no municA�pio selecionado e viabilidade de execuA�A?o; e comprovaA�A?o de articulaA�A?o e parcerias com organizaA�A�es sA?cio-culturais para o desenvolvimento das ideias e aA�A�es propostas.

O regulamento completo e seus anexos estA?o disponA�veis no site do LabCEUs (http://culturadigital.br/labceus).

LabCEUS a�� Em dezembro de 2014, o MinistA�rio da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lanA�ou a primeira chamada pA?blica do programa LaboratA?rio de Cidades Sensitivas. Das 260 propostas recebidas de todo o Brasil, foram selecionadas quinze ocupaA�A�es, que estA?o sendo realizadas nos CEUS das 10 cidades envolvidas no programa LabCEUs. Os projetos trabalham de forma transversal com linguagens, expressA�es, dimensA�es culturais e artA�sticas. HA? combinaA�A�es de instrumentos musicais com metareciclagem, jogos digitais com tecnologia GPS, rA?dio livre e intercA?mbios, alA�m de projetos de cartografia, audiovisual e fabricaA�A?o digital.

* Texto e imagem: ComunicaA�A?o dos LabCEUS.