#EspecialSeurs: Abertura do Seurs 2016 A� acompanhada por 700 participantes

seurs-abertura8jpgOs 700 participantes da 34A? ediA�A?o do SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (Seurs), realizado de 3 a 5 de agosto, no Instituto Federal Catarinense (IFC) a��A�Campus CamboriA?, lotaram o auditA?rio para acompanhar a abertura do evento. Com todas as cadeiras ocupadas, os estudantes utilizaram o chA?o e as escadas como assento. ApA?s o hino nacional, os presentes puderam acompanhar as vozes lA�ricas e delicadas dos estudantes da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) que compA�em o Coral da Udesc de Joinville.

Na sua fala de abertura, o reitor substituto do IFC, Robert Lenoch, enfatizou a felicidade em sediar o Seurs. a�?A transformaA�A?o social efetiva acontece com a transferA?ncia do conhecimento para a comunidade, realizada por meio da extensA?o. Essa mudanA�a na sociedade A� possA�vel em um contexto que pretenda impulsionar a cidadania, a democracia e os movimentos sociaisa�?, frisa.

Para o prA?-reitor de ExtensA?o, Fernando Garbuio, o IFC A� o primeiro IF da Rede Federal a organizar o Seurs. a�?O SeminA?rio sempre ocorreu em universidades, e, hoje, um IF recebe o maior e mais importante evento de extensA?o da RegiA?o Sul. A� um espaA�o de troca de informaA�A�es e deA�divulgaA�A?o de projetos que ocorrem nas instituiA�A�es de ensino no Sul do Brasila�?, relata ele.

O diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, enfatizou a alegria em sediar o Seurs, que, neste ano, trata do tema Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais. a�?Ao todo, serA?o trA?s dias de evento, que reA?ne 427 apresentaA�A�es orais, 20 minicursos, 11 oficinas, 11 apresentaA�A�es culturais e a uniA?o de 28 instituiA�A�es de ensino. ReforA�amos a importA?ncia do Seurs como canal de desenvolvimento das atividades acadA?micas e de extensA?o, pois momentos como esse fomentam a ligaA�A?o entre as instituiA�A�es de ensino e a sociedadea�?, finaliza ele.

writing books, order zithromax.

Encerrada a abertura, os presentes acompanharam a palestra do professor, da Universidade Federa de Minas Gerais, Marcus AbA�lio Gomes Pereira, sobre Movimentos Sociais na era digital.

*Texto e fotos: Cecom/Seurs 2016.