AcadA?micos do Campus Luzerna visitam FAST IndA?stria

AcadA?micos da primeira fase de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna visitaram, no sA?bado, 25, a empresa FAST IndA?stria, em Capinzal, como uma atividade da disciplina de IntroduA�A?o A� Engenharia. De acordo com o professor e coordenador do curso, Rafael Garlet de Oliveira, este foi o primeiro contato dos alunos com o meio industrial, no qual puderamA�observar as aplicaA�A�es dos conceitos trabalhados em aula.

a�?A empresa em questA?o produz equipamentos para tratamento de efluentes industriais e sanitA?rios. Possui o certificado ISO 9001 e estA? presente em vA?rios estados do paA�s, alA�m de paA�ses da AmA�rica Latinaa�?, explica Garlet. a�?Durante a visita, pA?de-se visualizar todo o sistema de produA�A?o dos decanters e suas peA�as, alA�m do processo de testes de funcionamento destes sistemas. Os decanters possuem um sistema de controle, que visa gerenciar parA?metros como bomba de alimentaA�A?o, rotaA�A?o do motor, e processo automA?tico de higienizaA�A?o. Nos testes destes equipamentos, foi possA�vel verificar o funcionamento do sistema supervisA?rio e a importA?ncia do CLP integrado ao sistemaa�?, conta o professor.

reviews of literature, cheap dapoxetine.

O acadA?mico Ellison Joaquim de Jesus, que trabalha na FAST, estava na turma que visitou a empresa. a�?Como estudante de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o do IFC, acredito que uma visita como esta A� de grande valia para o curso. TambA�m A� A?til para analisar como a regiA?o necessita de pesquisas referentes a esta A?rea, pois a prA?pria empresa visitada utiliza automaA�A?o avanA�ada e crescente em todas as suas aplicaA�A�es industriais e produtos fabricadosa�?, diz.

Para Rafael Garlet, a visita atingiu seus objetivos. a�?AlA�m de nos deparar com tecnologias que serA?o utilizadas pelos acadA?micos, foi possA�vel vislumbrar o papel que o engenheiro desempenha na sociedade e os benefA�cios que seu trabalho pode trazera�?, finaliza o professor.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.