ACCB avalia animal do IFC como a�?excelentea�?

how to write argumentative essays, clomid online. vacaexcelenteA vaca de propriedade do Instituto Federal Catarinense CA?mpus ConcA?rdia, registrada sob o nA?mero 372, nascida em marA�o de 2008, A� considera pelos classificadores como uma a�?vaca excelentea�? Ela recebeu nota 9 na avaliaA�A?o realizada pela ACCB. Conforme o classificador oficial Ildemar Pereira, o Terrinha, a 372 A� um animal com quatro crias – o que demonstra a sua longevidade; com produA�A?o de leite acumulada em toda a sua vida de 36.181,48 quilos de leite, 1.241,48 (3.43%) quilos de gordura e 1112,42 (3.07%) de proteA�na e tem 1263 dias de lactaA�A?o. a�?A� uma vaca muito correta e com um sistema mamA?rio excelente. A� o animal que se deseja, longeva e com boa produA�A?oa�?, diz ele.

Terrinha A� um dos classificadores oficiais que realiza a a�?classificaA�A?o linear por tipoa�? atravA�s da AssociaA�A?o Catarinense de Criadores de Bovinos a�� ACCB em Santa Catarina. Essa avaliaA�A?o visa analisar, entre outros itens, a evoluA�A?o genA�tica dos rebanhos. A metodologia tA�cnica da classificaA�A?o para tipo consiste na avaliaA�A?o comparativa com um modelo ideal, conhecido como “True Type”, observando e mensurando as caracterA�sticas morfolA?gicas externas do animal. A finalidade A� a seleA�A?o de animais que exteriorizam, atravA�s das suas caracterA�sticas fenotA�picas, o potencial produtivo e reprodutivo, vila A?til longeva e elevada resistA?ncia a problemas no manejo e meio ambiente. Entre essas caracterA�sticas estA?o a altura do talA?o, a conformaA�A?o do casco, a inserA�A?o dos A?beres.

Para determinar a nota de um animal, sA?o avaliadas 23 caracterA�sticas fenotA�picas, divididas em quatro seA�A�es: Garupa: 10% (largura e A?ngulo de garupa e fA?rA�a de lombo); pernas e pA�s: 26% (qualidade A?ssea, pernas vista lateral e posterior, A?ngulo de casco e profundidade do talA?o); sistema mamA?rio: 42% (altura e largura do A?bere posterior, comprimento e colocaA�A?o dos tetos anteriores, inserA�A?o do A?bere anterior, textura do A?bere, colocaA�A?o dos tetos posteriores e ligamento posterior do ubere.); forA�a leiteira: 22% (estatura, profundidade corporal, angulosidade, condiA�A?o corporal e nivelamento da linha superior).

Dentro de cada caracterA�stica A� dada uma nota que vai de 1 A� 9, com graduaA�A�es diferenciadas para alguns itens. a�?Cada seA�A?o tem um valor percentual, que no final gerarA? a pontuaA�A?o final da vaca. Sempre devemos considerar o nA?mero de partos da mesmaa�?, explica Terrinha. Ele completa dizendo que a nota mA?xima possA�vel de alcanA�ar A� de 97 pontos. a�?SA?o poucas as vacas no mundo que atingiram esta nota, isto significa que sA?o vacas extremamente corretas e quase perfeitas. Elas precisam ser avaliadas por dois classificadores oficiaisa�?.

Os classificadores podem ser MA�dicos VeterinA?rios, Engenheiros AgrA?nomos ou Zootecnistas treinados e credenciados pelas AssociaA�A�es Nacionais das RaA�as Jersey e Holandesa. No paA�s, atualmente hA? 12 classificadores credenciados pela AssociaA�A?o Brasileira dos Criadores de Bovinos da RaA�a Holandesa e 12 credenciados pela AssociaA�A?o dos Criadores de Gado Jersey no Brasil.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.