Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Acessibilidade no Festival de Dança de Joinville

dancaA 34º edição do Festival de Dança de Joinville, que acontece entre os dias 20 e 30 de julho de 2016, engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes.

A preocupação em fazer um evento para todos é uma das bandeiras do Festival de Dança de Joinville. Por isso, a organização do evento tem um olhar atento às questões de acessibilidade, contando com tradução em Libras na programação realizada no Centreventos Cau Hansen, com o Guia do Festival em versão braile e os acessos facilitados às pessoas com deficiência. O Festival oferece também serviço de audiodescrição nas principais atrações.

Os espetáculos, a música e a dança mexem com os sentimentos e os sentidos de todos, inclusive de quem não consegue ouvir ou enxergar. As pessoas com deficiência auditiva são sensíveis à vibração do ar causada pelos ruídos e têm uma percepção extra que as faz reconhecer ritmos e notar quando alguém se aproxima. A orientação para acertar os passos acontece pelo contato visual e também pela vibração da música.

Outro exemplo de inclusão que acontece no festival é audiodescrição para pessoas com deficiência visual poderem acompanhar os principais espetáculos. A audiodescrição é feita ao vivo e permite a estas pessoas ouvir em detalhes toda a movimentação no palco e pormenores da dança. Para ter acesso ao recurso, é preciso informar a necessidade no ato da compra do ingresso e, no dia da apresentação, solicitar um fone de ouvido na entrada do teatro. Além de pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos, pessoas com deficit de atenção, autistas, disléxicos e outros.

Mais informações sobre o festival: http://www.festivaldedanca.com.br/

*Texto: Napne/Reitoria.

**Imagem: Divulgação.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 26 de julho de 2016, às 19:58 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: