Ações de combate ao Aedes aegypti continuam no IFC Videira

A prevenção é a ação mais importante no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O IFC Videira está engajado nesta campanha nacional e tem realizado ações de conscientização a fim de evitar a proliferação do temido inseto.

Diversas medidas já foram realizadas e a primeira delas foi a ação denominada “faxinaço”, na qual os alunos fizeram uma vistoria geral no Campus e constataram que a área está livre do mosquito. Foi realizado também um ciclo de palestras educativas para os discentes, com repasse e troca de informações que contribuíram significativamente para o entendimento da questão.

Outra ação muito importante foi a coleta de pneus velhos, em que o Campus Videira participou como “ecoponto”. A campanha realizou-se em parceria com a Prefeitura Municipal, que fez a retirada dos pneus e posteriormente, o descarte de forma correta. Dentre as atividades, estudantes estiveram na região central de Videira abordando motoristas e pedestres, e distribuindo panfletos educativos com dicas para evitar focos do mosquito transmissor.

Para a Diretora-geral do IFC Videira, professora Rosângela Aguiar Adam, “estas ações colaboram para a formação cidadã dos nossos alunos, e eles serão multiplicadores em casa, o que facilitará a redução da proliferação do mosquito, bem como a quantidade de pessoas doentes. Para que este trabalho de conscientização seja válido, cada pessoa tem que fazer a sua parte, essa é uma luta coletiva. Agradeço aos componentes do Núcleo de Gestão Ambiental do campus, bem como aos demais servidores envolvidos neste importante trabalho.”.

As ações continuarão ao longo do ano e já estão previstas palestras em escolas estaduais do município, por meio da aplicação de um projeto de extensão sobre educação em saúde.

Texto e Imagens: CECOM/Videira

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de março de 2016, às 18:31 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).