Ações de conscientização do Meio Ambiente ocorrem no IFC

parque-geralA Reitoria e o Câmpus Videira realizaram atividades no mês de junho em alusão ao mês do Meio Ambiente. Na Reitoria, cerca de 35 servidores realizaram na tarde do dia 25/6 uma Caminhada Ecológica. As atividades iniciaram com uma palestra proferida por Ronaldo Furtunato, da Samae/Blumenau, que tratou do tema Lixo: reciclagem e destino. Segundo Furtunato, em Blumenau são baixos os índices de reciclagem, sendo que existe estrutura para efetuar o reaproveitamento de lixo, porém falta material. Em seguida, os servidores realizaram 3 horas de caminhada, saindo da Reitoria na Ponta Aguda, passando pela Ponte de Ferro, Prefeitura de Blumenau, Rua XV de Novembro, Rua Presidente John Kennedy e Rua Sete de Setembro. A finalização da Caminhada ocorreu com a visitação ao Parque Natural Municipal São Francisco de Assis.

gincana1No Câmpus Videira, atividades foram realizadas de 01 a 12 de junho, objetivando estimular a reflexão sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente e recursos naturais, incluindo o ambiente escolar. Aconteceram diversas atividades envolvendo os discentes:

* Sala mais limpa: escolha da turma que, segundo a avaliação das funcionárias da higienização, manteve a sala de aula mais limpa e organizada a cada semana;

* Quiz ambiental: a turma respondeu:“O que cada um pode fazer para preservar a natureza do câmpus?”;

Melhor resposta: Turma: 1° Eletro A.

“Para melhorar a preservação da limpeza no Câmpus, a turma Eletro A 2015 sugere a implantação de lixeiras específicas em cada sala, para reforçar e controlar a ideia de separação do lixo, contribuindo com o rigor na vigilância da coleta seletiva. Sugerimos ainda a realização de palestras preventivas que conscientizem os alunos da realidade enfrentada pelos trabalhadores nas empresas recicladoras e/ou servidores públicos no ramo ambiental. Também sugere-se a criação de um documentário realizado pelos alunos do Instituto, com o depoimento de trabalhadores da área de limpeza, com fim de conscientização, dando o exemplo do próprio Câmpus. Por último, o relato de servidores da limpeza do Câmpus, alunos, diretores e servidores, para exibir as melhorias e aprendizado adquirido com a atividade/projeto.”

* Foto mais bonita do câmpus.

1º lugar: Eletroeletrônica 2013;

2º lugar: Agropecuária 2015;

3º lugar: Eletroeletrônica A 2015.

As ações acontecerão ao longo do ano com outras atividades relacionadas ao tema.

* Informações e fotos: CECOMs Reitoria e Videira.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 2 de julho de 2015, às 17:28 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).