Aliança entre aprendizado e diversão marcaram a realização da 5ª SCI

Foram três dias de muitas atividades que envolveram estudantes, professores e palestrantes externos que vieram ao Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Videira compartilhar sua expertise no ramo. A Semana Acadêmica da Computação e Informática (SCI) foi realizada de 12 a 14 de junho e teve como ponto central a aproximação entre jogos, brincadeiras e exposição de muito conteúdo, técnicas, conhecimento e intercâmbio de experiências. Foram 24h de atividades distribuídas em três dias, 10 oficinas, seis palestras e 20 jogos.

A estudante Talhia Rathje do 1º ano do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio gostou muito de todas as atividades, principalmente do concurso de Cosplay, realizado na quinta-feira (14), último dia do evento. “Os professores falaram sobre o evento e nos passaram sobre as atividades que poderíamos participar. A semana teve não apenas jogos como RPG, Xbox e Playstation, mas também jogos de tabuleiro e o concurso de Cosplay, em que os alunos tinham que se vestir de um personagem de desenho ou um jogo que eles gostassem e isso foi muito divertido”, elogiou a estudante.

O professor Kennedy Araújo, organizador do evento, que leciona nos cursos de Informática e Ciência da Computação, conta que um dos diferenciais desta edição foi integrar os discentes com a própria organização do evento. “Criamos atividades, nas quais os alunos do técnico e do superior pudessem partilhar da mesma experiência. Outro ponto foi que nesta edição a semana foi materializada como um campeonato entre as turmas do curso técnico em informática, contando com atividades próximas da área mas que também tivessem um carácter espirituoso”, comentou.

O professor destaca ainda que durante o evento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer assuntos que não são vistos dentro do curso. “Os estudantes podem ter contato com a ótica de pessoas de fora da instituição sobre a área da Computação. Ademais, para além de toda parte tecnológica, a interação com os outros alunos propicia momentos em que eles podem interagir com colegas de diferentes fases, fomentando um ambiente no qual se estabeleçam parcerias”, complementa Kennedy Araújo.

O técnico em TI do Campus Videira, Tiago Heinek, que foi jurado no concurso de Cosplay, destacou a alegria dos alunos no evento. “Quero agradecer ao professor Kennedy Araújo pelo convite e parabenizar pela organização, pois do que pude acompanhar vi que as pessoas estavam muito felizes e curtindo a escola de uma maneira diferente, porque escola também é lugar de diversão”, defende.

Vencedores do concurso – O concurso de Cosplay teve como objetivo escolher a “melhor turma” e a “melhor perfomance”, incluindo a fantasia, semelhança ao personagem e a criatividade envolvida. Houve empate entre duas turmas: o 3º e o 1ºB ficaram com 22 pontos. No quesito individual, a melhor pontuação foi do aluno do 1º B Victor Hugo Lopes Gonçalves, que apresentou seu Cosplay baseado na série de jogos Assassin’s Creed.

As fotos do evento (feitas por diversas pessoas) foram reunidas, separadas por dia, e estão disponíveis para acesso de todos neste link.

Texto: Cecom/Videira / Juliana B. Motta Peretti
Fotos: Cecom, professores e alunos do curso