Aluna do IFC Brusque é selecionada pela Embaixada Americana no programa Jovens Embaixadores

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, nesta sexta-feira, 7 de maio, o resultado do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscrições concorrendo para apenas 33 vagas.

A discente Ana Luiza Postai, do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque foi uma das selecionadas após uma série de etapas. Ela tomou conhecimento no ano passado, enquanto buscava possibilidades de ampliar conhecimento, mas em função da pandemia, as inscrições do programa foram prorrogadas. Este ano, após e-mail da reitoria, decidiu que buscaria mais uma vez as informações para iniciar seu processo e tentar uma das vagas.

Segundo a discente, o programa contou com uma série de etapas, iniciado pelo processo de inscrição, onde teve a contribuição dos professores Marcos João Correia e Tatiane Sueli Coutinho, tanto na organização de documentos, na Carta de Recomendação e na participação de Projeto de Extensão, o qual possibilitou a inscrição programa pela contribuição social. No segundo momento, prova escrita e, para finalizar, uma entrevista com uma funcionária do Consulado Americano. Ana conta que “eu fiquei muito ansiosa com todas as fases, mas a entrevista foi a que eu mais me preocupei”. Ela destaca ainda que “antes de eu fazer todas as etapas, participei também de um grupo de egressos, ou seja, estudantes que foram embaixadores nos anos anteriores. Neste grupo, tive a mentoria de um ex-embaixador do Paraná, que me auxiliou a compreender algumas partes do processo e me auxiliou com minhas angústias”.

O Programa Jovens Embaixadores tem uma proposta de identificar lideranças estudantis ao redor do mundo, estimulando a educação e o compromisso social como meio de transformação da sociedade. Em função da pandemia, este ano ele acontecerá de forma on line, entre 14 de junho e 13 de agosto, com uma série de palestras que envolvem liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudança social, contando com embaixadores do Brasil e dos Estados Unidos.

A discente do IFC Brusque é a única representante de Santa Catarina no evento. Há que se destacar ainda que no último ano a estudante já havia sido selecionada para um programa na Inglaterra e vem tendo aulas on line com professores desta Universidade de Cambridge desde o último ano.

Texto e foto: Cecom/Brusque