Estudantes do Campus Sombrio representam o IFC em evento nacional de Computação

As alunas Danielli Machado e Rahilla Fereira, do curso técnico em Informática Integrado ao ensino médio do Campus Sombrio, representaram o Instituto Federal Catarinense na décima edição do evento técnico-científico “Computer on the Beach”, realizado em Florianópolis de 4 a 6 de abril. O IFC foi o único Instituto da região Sul a ter trabalho selecionado para o evento.

As estudantes participaram do Concurso de Trabalhos Técnicos do evento, apresentando um sistema de controle e gerenciamento de estoque de alimentos, bebidas e produtos de limpeza para o Departamento de Merenda Escolar de Sombrio. Para desenvolver o software, as estudantes contaram com a orientação dos professores Matheus Lorenzato e Victor Martins – além da colaboração da nutricionista do município, Annayra de Sousa.

“Inicialmente, as alunas realizaram entrevistas junto a Nutricionista para realizar levantamento das necessidades do setor de alimentação escolar”, explica Martins. “Em seguida, partiram para a modelagem e criação do banco de dados, utilizando a ferramenta MySQL Workbench. O desenvolvimento das funcionalidades do sistema foi efetuado com a ferramenta NetBeans IDE e a linguagem de programação Java. As últimas etapas foram a realização de testes e validação do produto”.

O “Computer on the Beach” é realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pela Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT), Com apoiro da Sociedade Brasileira de Computação. O evento visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

O professor Victor Martins ressalta a importância da participação das estudantes. “O Concurso de Trabalhos Técnicos é uma grande oportunidade de troca de ideias e surgimento de novas possibilidades para os participantes, que normalmente são alunos e professores de cursos técnicos, da área da Informática, de todo Brasil”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Victor Martins