Alunas do ensino médio do IFC Araquari publicam artigo científico em periódico nacional

A pesquisa, no meio acadêmico, é essencial para explorar e compartilhar novos conhecimentos. No IFC Araquari, alunas do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio publicaram artigo científico no periódico nacional Brazilian Applied Scence Review. O trabalho teve ainda a colaboração de estudantes do ensino superior e orientação de docentes da instituição.

As alunas Morgana da Silva, Larissa Stockhausen, Vitória Cristina Fortunato participaram do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Dinâmica nictemeral no cultivo de tilápias em sistema bioflocos/Nictemeral dynamics in the cultivation of tilapia in bioflocs system”. Estas estudantes, apesar de ainda cursarem o ensino médio na instituição, já estão desenvolvendo pesquisa científica, esta que é comumente desenvolvida apenas a partir do ensino superior.

O trabalho é baseado no experimento com alevinos de tilápias criados em sistema de bioflocos, realizado no Laboratório de Aquicultura/Piscicultura do IFC Campus Araquari. O projeto iniciou no segundo semestre de 2017, e teve duração de 38 dias. Após o experimento ser concluído, o artigo foi publicado na Brazilian Applied Science Review, uma revista que tem por objetivos dar visibilidade às pesquisas científicas.

Morgana da Silva, uma das autoras, conta sobre sua participação no projeto: “Achei muito importante, pois desenvolvemos um conhecimento científico que pode ajudar produtores e, posteriormente, servir de base para outros projetos de pesquisa. A participação dos outros membros do Laboratório de Aquicultura permite uma maior integração até mesmo com a graduação, pois foi realizado no meu primeiro ano técnico. Sou muito grata às oportunidades que a aquicultura me proporcionou”.

• Clique aqui (link) para ler o trabalho publicado.

No IFC Araquari, os alunos são estimulados a participarem de projetos de pesquisa desde o ensino médio, integrando diferentes cursos e disciplinas que trabalham para o avanço tecnológico, científico e cultural. Através de estudos e experimentos, os estudantes desde cedo levam novas descobertas e informações para diferentes tipos de públicos, promovendo maior experiência para si e mais conhecimento para a sociedade.

Texto: CECOM/Araquari