Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Aluno e servidor de Rio do Sul presentes na X Jornada Espacial

rio-sul-jornada-espacialO estudante do curso de Agroecologia do Câmpus Rio do Sul, Samuel Fachini, conquistou o direito de participar da X Jornada Espacial, que aconteceu de 9 a 13 de dezembro de 2013, em Natal (RN), após ter excelente desemnpenho nas questões de Astronáutica da XVI OBA. Samuel foi acompanhado do professor Jônatas Steinbach que organizou a aplicação das provas da OBA no Câmpus Rio do Sul.

No evento os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe, em São José dos Campos (SP), ou do CLBI, em Natal (RN). Entre as palestras destacaram-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, IAE, ITA, CLBI e AEB, entre outros. Nas palestras foram abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET são algumas das oficinas desenvolvidas na Jornada.

MAIS
A Jornada Espacial é um evento realizado anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) através do programa AEB Escola, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e, a partir deste ano, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no Rio Grande do Norte (RN). Tem como principal objetivo premiar os alunos selecionados pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), como forma de apresentar os conhecimentos desenvolvidos pelas ciências espaciais e estimular o interesse e a vocação para este setor. Quanto aos professores, o intuito é de formar multiplicadores de tais conhecimentos, para que os apliquem em sala de aula e incentivem cada vez mais seus alunos a se interessarem por estes conteúdos.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, às 17:43 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: