Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Alunos apresentam trabalhos na Unoesc de Joaçaba

alunos-luzernaAlunos do IFC – Luzerna apresentaram, na sexta-feira 27/11, alguns projetos na Mostra Científica de Enfermagem, que ocorreu na Unoesc de Joaçaba. Quatro trabalhos foram aprovados para o evento, são eles: “Saúde do trabalhador em empresas de mão de obra intensiva: utilizando estatística para prevenção de acidentes”, de Sabrina Rabaioli, Illyushin Zaak Saraiva (orientador), Giordana Ferreira de Oliveira Caramori, Éwerton Luiz Silva e Diana Bortolotto; “Saúde e prevenção: efeitos da atuação do técnico de segurança em empresas de Ibicaré e Tangará”, de Natieli de Lima, João Victor Gonçalves Batista, Geice Zago Haus e Illyushin Zaak Saraiva (orientador); “Ferramentas de gestão para um setor de estágio”, de Camila da Costa, Roberto Carlos Rodrigues (orientador), Guillermo Ney Caprario e Diego Menegazzi; e “Estudo, desenvolvimento e aplicação de campanha de prevenção de acidentes de trabalho com a utilização de estratégias alternativas para a busca de resultados”, de Rafaela Zilio Altenburger, Roberto Carlos Rodrigues (Orientador), Chistiane Barbieri de Pelegrin, Flavia Susin e Marciano Victor Biava.

De acordo com o professor Illyushin Zaak Saraiva, três trabalhos são do curso Técnico em Segurança do Trabalho, e outro do curso de Engenharia Mecânica. “Foi gratificante enxergar a evolução dos nossos alunos do Ensino Médio no que diz respeito à competência científica, medida tanto pela maior capacidade de experimentação quanto, principalmente, pelo brilhantismo que estes têm apresentado na elaboração de textos e apresentações científicas”, destaca o professor. “Creio que o investimento do campus nos últimos anos, através de bolsas de pesquisa e extensão, além da realização frequente de eventos científicos, mostra agora o resultado esperado, formando toda uma nova geração de jovens pesquisadores na região de Luzerna”, completa Illyushin.

Para a aluna Geice Zago Haus, do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho, foi mais uma experiência positiva para o seu currículo acadêmico. “O evento serviu também como uma preparação para a apresentação do trabalho como Projeto Integrador. Recebemos diversas críticas construtivas”, conta. “Percebemos que tanto os profissionais da área da saúde quanto da segurança se preocupam com a temática do nosso trabalho, já que são áreas muito ligadas entre si. Foi muito importante ver que os enfermeiros também cuidam das questões relativas à segurança do trabalho”, diz a estudante do IFC.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de dezembro de 2015, às 15:57 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: