Alunos conhecem geossA�tios da regiA?o

geositios-sombrioParticipantes do Curso de CapacitaA�A?o a�?Geologia e Geomorfologia do Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sula�? realizaram saA�da de campo no dia 09/11 com o objetivo de verificar caracterA�sticas geolA?gicas e geomorfolA?gicas de quatro dos 20 geossA�tios que compA�em a proposta de criaA�A?o do Geoparque a�?Caminhos dos CA?nions do Sula�?, cuja candidatura pretende obter selo de reconhecimento pela Unesco.

Os geossA�tios visitados foram as formaA�A�es arenito-basA?lticas do Parque da Guarita a�� Torres (RS), as Furnas ArenA�ticas de Sombrio (SC); o geossA�tio a�?BalneA?rio Gaivotaa�?, com exemplares da FormaA�A?o Botucatu, FormaA�A?o Serra Geral e Dunas do QuaternA?rio a�� Holoceno, bem como a falA�sia do Morro dos Conventos, AraranguA? (SC), como exemplo da FormaA�A?o Sedimentar Rio do Rastro.

Na oportunidade, foram observadas amostras das rochas presentes em cada uma das formaA�A�es, visualizaram os efeitos dos processos de erosA?o e deposiA�A?o dos materiais, bem como puderam reinterpretar a paisagem a partir das noA�A�es teA?ricas trabalhadas ao longo das aulas. A visita proporcionou ainda, instrumental para o planejamento de aA�A�es pedagA?gicas de educaA�A?o ambiental e conscientizaA�A?o da comunidade sobre a preservaA�A?o dos geossA�tios regionais.

O curso, que estA? sendo ministrado em Praia Grande, A� ofertado pelo IFC CA?mpus Sombrio em parceria com o IFSC CA?mpus AraranguA?, AMESC, SDR de AraranguA? e Prefeitura Municipal de Praia Grande.

*Texto e foto: CECOM/Sombrio.

define assignments, cheap zithromax.

Deixe um comentário