Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Alunos conhecem geossítios da região

geositios-sombrioParticipantes do Curso de Capacitação “Geologia e Geomorfologia do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul” realizaram saída de campo no dia 09/11 com o objetivo de verificar características geológicas e geomorfológicas de quatro dos 20 geossítios que compõem a proposta de criação do Geoparque “Caminhos dos Cânions do Sul”, cuja candidatura pretende obter selo de reconhecimento pela Unesco.

Os geossítios visitados foram as formações arenito-basálticas do Parque da Guarita – Torres (RS), as Furnas Areníticas de Sombrio (SC); o geossítio “Balneário Gaivota”, com exemplares da Formação Botucatu, Formação Serra Geral e Dunas do Quaternário – Holoceno, bem como a falésia do Morro dos Conventos, Araranguá (SC), como exemplo da Formação Sedimentar Rio do Rastro.

Na oportunidade, foram observadas amostras das rochas presentes em cada uma das formações, visualizaram os efeitos dos processos de erosão e deposição dos materiais, bem como puderam reinterpretar a paisagem a partir das noções teóricas trabalhadas ao longo das aulas. A visita proporcionou ainda, instrumental para o planejamento de ações pedagógicas de educação ambiental e conscientização da comunidade sobre a preservação dos geossítios regionais.

O curso, que está sendo ministrado em Praia Grande, é ofertado pelo IFC Câmpus Sombrio em parceria com o IFSC Câmpus Araranguá, AMESC, SDR de Araranguá e Prefeitura Municipal de Praia Grande.

*Texto e foto: CECOM/Sombrio.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de novembro de 2013, às 18:50 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: