Alunos constroem ProtA?tipos de Brinquedos de Parques de DiversA?o

thinking meaning, zithromax without prescription. projeto-SFS3Transformar teoria em prA?tica: esse foi o desafio proposto aos alunos do Ensino MA�dio do IFC -A�CampusA�SA?o Francisco do Sul por meioA�do componente curricular de FA�sica, ministrado pelo professor Diogo MagalhA?es. Neste projeto final de disciplina, os alunos foram orientados a construir protA?tipos de brinquedos de parques de diversA?o, tais como rodas-gigantes, barcosA�vikings, elevadores, dentre outros. Com o objetivo de incentivar a participaA�A?o dos jovens alunos em eventos cientA�ficos, os protA?tipos foram apresentados aos colegas de turma e aos servidores doA�campus,A�seguindo uma dinA?mica similar A�s apresentaA�A�es de posters.

Os alunos tambA�m contaram com o apoio dos professores Francisco Rafael Moreira Mota e Vitor Mateus Moraes, docentes do Curso TA�cnico Subsequente em AutomaA�A?o Industrial, que, ao longo do processo, foram consultados para esclarecer dA?vidas e participaram da avaliaA�A?o final dos trabalhos. A alunaA�Hemilyn Teixeira de Souza mencionou a importA?ncia da troca de conhecimentos, destacando a contribuiA�A?o do aluno AntA?nio SA�rgio de Morais, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que auxiliou na escolha, na regulagem e no funcionamento do motor utilizado para mover a roda-gigante.

Segundo o professor Diogo, “este tipo de iniciativa nA?o sA? instrumentaliza os alunos a compreenderem as coisas do mundo, mas tambA�m exige que eles desenvolvam sua autonomia e capacidade de negociaA�A?o, o que A� fundamental no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto profissional e nas prA?prias relaA�A�es interpessoais”. Explicou, tambA�m, que a metodologia adotada, denominada “Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade”, faz com que professores e alunos se distanciem de abordagens tradicionais e que, “para a consolidaA�A?o do projeto final, A� imprescindA�vel buscar conhecimentos em vA?rios campos do saber, tais como engenharias, artes, fA�sica, matemA?tica e metodologia cientA�fica”.

A�*Texto e fotos: CECOM/SA?o Francisco do Sul.