Alunos constroem Protótipos de Brinquedos de Parques de Diversão

projeto-SFS3Transformar teoria em prática: esse foi o desafio proposto aos alunos do Ensino Médio do IFC – Campus São Francisco do Sul por meio do componente curricular de Física, ministrado pelo professor Diogo Magalhães. Neste projeto final de disciplina, os alunos foram orientados a construir protótipos de brinquedos de parques de diversão, tais como rodas-gigantes, barcos vikings, elevadores, dentre outros. Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens alunos em eventos científicos, os protótipos foram apresentados aos colegas de turma e aos servidores do campus, seguindo uma dinâmica similar às apresentações de posters.

Os alunos também contaram com o apoio dos professores Francisco Rafael Moreira Mota e Vitor Mateus Moraes, docentes do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial, que, ao longo do processo, foram consultados para esclarecer dúvidas e participaram da avaliação final dos trabalhos. A aluna Hemilyn Teixeira de Souza mencionou a importância da troca de conhecimentos, destacando a contribuição do aluno Antônio Sérgio de Morais, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que auxiliou na escolha, na regulagem e no funcionamento do motor utilizado para mover a roda-gigante.

Segundo o professor Diogo, “este tipo de iniciativa não só instrumentaliza os alunos a compreenderem as coisas do mundo, mas também exige que eles desenvolvam sua autonomia e capacidade de negociação, o que é fundamental no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto profissional e nas próprias relações interpessoais”. Explicou, também, que a metodologia adotada, denominada “Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade”, faz com que professores e alunos se distanciem de abordagens tradicionais e que, “para a consolidação do projeto final, é imprescindível buscar conhecimentos em vários campos do saber, tais como engenharias, artes, física, matemática e metodologia científica”.

*Texto e fotos: CECOM/São Francisco do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de dezembro de 2015, às 17:19 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).