Alunos da 1ª fase de Segurança do Trabalho têm artigo aprovado

“Segurança e Saúde no Trabalho Portuário com Referência na NR­29, nos portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul” é o título do artigo de alunos do curso de Segurança do Trabalho, ofertado no IFC Câmpus Videira, aprovado para ser apresentado no III Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário. O congresso será realizado na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, de 13 a 16 de outubro de 2014.

De acordo com Fernanda Zanotti, professora que orienta o trabalho, o artigo é resultado de uma atividade extracurricular. “Após uma conversa com alguns alunos, os mesmos organizaram o grupo e começaram o artigo. Para produzir o material os estudantes viajaram para Itajaí com o intuito de visitar o Porto e conhecer de perto realidade portuária”, explica.

O objetivo do artigo foi compreender como aplicação da Norma Regulamentadora 29 (NR­29) e a lei de modernização dos portos trouxe melhorias no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho. Além da visita ao porto e de estudos bibliográficos, os estudantes analisaram dados extraídos do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). Os gráficos apresentam dados estatísticos de acidentes de trabalho de 2007 a 2013 nos Portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul.

Os autores do artigo são os estudantes da primeira fase de Segurança do Trabalho Aline Maria Nawroski Borba, Diane Magnagnagno Alberti Gatti, Eliane Zanotto, Johnny Sabino Gatti e Fernanda Zanotti (orientadora).

* Texto: CECOM/Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de outubro de 2014, às 12:50 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).