Alunos de Blumenau visitam Aldeia IndA�gena e Comunidade Quilombola

bnu-indios1Estudantes do ensino mA�dio integrado em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Blumenau visitaram na quarta-feira (15/10) a Aldeia IndA�gena de BiguaA�u e a Comunidade Quilombola, em Garopaba. O objetivo A� proporcionar aos jovens conhecimento alA�m da sala de aula e dos livros, permitindo-lhes vivA?ncia com outras formas de cultura.

Os alunos conheceram a Escola WherA? TupA?-Poty, da aldeia guarani Yynn Moroti Whera, onde 44 crianA�as da tribo aprendem o guarani como primeira lA�ngua e o portuguA?s como segunda. Durante o passeio, na parada para vislumbrar a A?rvore centenA?ria Garapuvu, sagrada para a tribo, os A�ndios pintaram os rostos dos alunos com sA�mbolos variados.

Na Comunidade Quilombola do Morro do Fortunato, localizada no Norte de Garopaba, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a histA?ria do povo daquele local. AlA�m disso, experimentaram, durante o cafA�, alguns alimentos produzidos ali mesmo.

Para a professora de Sociologia Teresinha Aparecida Cardoso, responsA?vel pela visita, A� importante para o aluno conferir in loco o que realmente A� uma comunidade Quilombola e como vive o povo indA�gena. a�?Esses alunos estudam, em Sociologia, etnocentrismo, ou seja, ver a cultura do outro como certa ou errada, baseada na minha cultura, nos meus valores. Ao conhecer de perto outras realidades, quebra-se um pouco este estigma, e os ajuda a perceber que existem outras formas de arranjos sociais diferentes do nossoa�?, observou Teresinha.

bnu-indios2

dissertation mean, order lioresal.

* Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagens: DivulgaA�A?o.