Alunos de engenharia visitam empresa em Herval da��Oeste

Na A?ltima quinta-feira (7), alunos do curso de Engenharia MecA?nica do IFC Luzerna fizeram uma visita tA�cnica A� empresa Moldes Brasil, em Herval da��Oeste. Junto ao professor Ivo Rodrigues Montanha Junior e ao diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, os alunos foram recepcionados pelo proprietA?rio da empresa, Bento Ghilli.

De acordo com o professor Ivo, a escolha por visitar a empresa se deu a�?pela excelA?ncia nos processos produtivos da organizaA�A?o, e devido ao fato de os estudantes conseguirem ver o trabalho completo de desenvolvimento de moldes para garrafas de plA?sticoa�?. A experiA?ncia fez parte da disciplina de Desenho TA�cnico AvanA�ado. Assim, os alunos viram o projeto da peA�a e tambA�m a programaA�A?o das mA?quinas CNC a�� que atuam no processo automatizado de fabricaA�A?o. Os acadA?micos foram divididos em trA?s grupos, acompanhados pelos funcionA?rios MaurA�cio, da A?rea de projetos; CA�sar, do setor comercial; e FabrA�cio, da fabricaA�A?o.

a�?O CA�sar mostrou a parte de projeto das garrafas, tendo como apoio duas impressoras 3D para fabricar amostras das garrafas finais, que sA?o enviadas aos clientes. Quando aprovadas, o projeto A� enviado ao setor de projetos de moldes, onde a equipe do MaurA�cio faz a produA�A?oA�para os clientes. Dali, o trabalho sai para a programaA�A?o nas mA?quinas operatrizes CNC, para que a produA�A?o inicie os processos de usinagem automatizadosa�?, explica o professor.

Ivo destaca que os alunos ficaram bastante entusiasmados com a visita. a�?Eles viram o funcionamento de uma empresa que A� bem organizada. TambA�m puderam conferir, na prA?tica, conteA?dos de vA?rias disciplinas que estA?o aprendendo em sala de aula, o que vai certamente contribuir para o aprendizado e crescimento profissional de cada uma�?, afirma o docente.

A empresa visitada estA? atuando como apoiadora tA�cnica e patrocinadora de um projeto dos alunos do IFC. Trata-se de um carro para a Maratona Nacional da EficiA?ncia EnergA�tica, capaz de gerar uma mA�dia de consumo de 300 km/litro de gasolina. Foi criada uma equipe com o nome de IFC Eco Team, composta tambA�m por alunos do curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o. O projeto estA? em fase de desenvolvimento. Em breve a instituiA�A?o divulgarA? mais informaA�A�es sobre esta iniciativa.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.

slide presentations, buy clomid.