Alunos de Pedagogia do Campus Videira visitam observatório astronômico

20160524_210746No dia 24 de maio de 2016, a turma do 5º período do Curso de Pedagogia do Campus Videira, acompanhada do professor Carlos Daniel Ofugi, realizou uma visita ao Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin.

A atividade foi uma das ações implementadas na aplicação da disciplina Fundamentos Metodológicos das Ciências Naturais, ministrada por Carlos. O objetivo principal foi propiciar aos alunos o conhecimento de possíveis abordagens de assuntos relacionados à astronomia.

A monitora do observatório, também acadêmica do Curso de Pedagogia, Gleici Kelly de Lima, demonstrou as dinâmicas e técnicas utilizadas com crianças que visitam o local ao longo do ano. As estações do ano, as fases da Lua, as órbitas e os tamanhos dos planetas foram alguns dos temas explorados durante a noite.

Aproveitando o céu praticamente limpo, o astrônomo Odirlei Marcelo Alflen orientou a observação do céu e enriqueceu a atividade com diversas curiosidades. Marte, Júpiter, Saturno, alguns aglomerados estelares e a Lua puderam ser vistos com auxílio do telescópio.

“Temos certeza de que a parceria IFC-Observatório mais uma vez contribuiu para o enriquecimento da educação e da cultura local”, frisa o professor Carlos Daniel Ofugi.

Texto: Cecom/Videira.

Imagens: Carlos Daniel Ofugi.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 1 de junho de 2016, às 14:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).