Alunos de Rio do Sul participam de eventos internacionais

new movie downloads, dapoxetine online. mostratec1Os trabalhos dos estudantes Robert Lorenzetti, Karine Nunes e Theo Rocker, orientados pelos professoresA� RA?mulo Debarba e Oscar Harthmann, que fizeram a pesquisa do efeito alelopA?tico dos extratos aquosos de AzA�vem, Mucuna-pretaA�e Tiririca sobre a germinaA�A?o de sementes deA�PicA?o-preto e dos alunos Marcelo Jubini e Marlon von Paraski, com o desenvolvimento embrionA?rio e crescimento inicial do JundiA? Cinza foram premiados na 29A? ediA�A?o da Mostratec, realizada em Novo Hamburgo (RS) no final de outubro.
As pesquisas foram desenvolvidas no Instituto Federal Catarinense a�� CA?mpus Rio do Sul e recebeu elogios dos avaliadores do evento internacional. Mais de 350 trabalhos concorreram aos diversos prA?mios. Os dois trabalhos foram agraciados com terceiro lugar geral da categoria, alA�m disso, Robert, Karine e Theo garantiram vaga para participaA�A?o de duas outras feiras, sendo uma em Recife e outra em Fortaleza. Marlon von Paraski, com a pesquisa orientada pelo professor CA�sar Hermes, tambA�m recebeu uma bolsa de pesquisa do CNPq.
AlA�m desses estudantes, o IFC de Rio do Sul possibilitou a participaA�A?o de outros alunos na Mostratec. Rafaela Marchi, Ana Paula Juraszek, Thiago Peron, JoA?o Victor Stange e Rodrigo Nunes apresentaram os trabalhos classificados pela FETEC e foram acompanhados pelos professores Renon S. Carvalho e Isabel Muller.

CIENCAP

CiencapJA? a pesquisa intitulada AvaliaA�A?o do desempenho produtivo e comportamental do marreco-de- pequim em sistema confinado e semi-confinado, feita pelos alunos do terceiro ano do curso TA�cnico em AgropecuA?ria, Ismael FranA�a e Bruno InA?cio recebeu nova premiaA�A?o este ano. A pesquisa, orientada pela professora Elena Setelich e hoje acompanhada pela professora Karla Picoli participou da Feira Internacional de CiA?ncias e Tecnologias, realizada em AssunA�A?o no Paraguai.
O trabalho participou da Mostratec em 2013 e recebeu a classificaA�A?o para a Ciencap, sendo novamente premiado neste ano. AlA�m de conseguir uma avaliaA�A?o de destaque, os jovens receberam como prA?mio a participaA�A?o da ExpociA?ncia 2015, que serA? realizada no MA�xico.
Para Ismael FranA�a, que apresentou o trabalho no Paraguai, a participaA�A?o na feira pode ser resumida como uma oportunidade A�mpar. a�?Fazer contato com outros jovens pesquisadores de vA?rias regiA�es da AmA�rica do Sul possibilitou conhecer aspectos culturais muitos distintos da nossa realidade. Gostei muito da experiA?ncia e recomendo a todos que participem se tiverem a oportunidadea�?, salientou.

mostratec4 mostratec3 mostratec2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.