Alunos de Rio do Sul participam de eventos internacionais

mostratec1Os trabalhos dos estudantes Robert Lorenzetti, Karine Nunes e Theo Rocker, orientados pelos professores  Rômulo Debarba e Oscar Harthmann, que fizeram a pesquisa do efeito alelopático dos extratos aquosos de Azévem, Mucuna-preta e Tiririca sobre a germinação de sementes de Picão-preto e dos alunos Marcelo Jubini e Marlon von Paraski, com o desenvolvimento embrionário e crescimento inicial do Jundiá Cinza foram premiados na 29ª edição da Mostratec, realizada em Novo Hamburgo (RS) no final de outubro.
As pesquisas foram desenvolvidas no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Rio do Sul e recebeu elogios dos avaliadores do evento internacional. Mais de 350 trabalhos concorreram aos diversos prêmios. Os dois trabalhos foram agraciados com terceiro lugar geral da categoria, além disso, Robert, Karine e Theo garantiram vaga para participação de duas outras feiras, sendo uma em Recife e outra em Fortaleza. Marlon von Paraski, com a pesquisa orientada pelo professor César Hermes, também recebeu uma bolsa de pesquisa do CNPq.
Além desses estudantes, o IFC de Rio do Sul possibilitou a participação de outros alunos na Mostratec. Rafaela Marchi, Ana Paula Juraszek, Thiago Peron, João Victor Stange e Rodrigo Nunes apresentaram os trabalhos classificados pela FETEC e foram acompanhados pelos professores Renon S. Carvalho e Isabel Muller.

CIENCAP

CiencapJá a pesquisa intitulada Avaliação do desempenho produtivo e comportamental do marreco-de- pequim em sistema confinado e semi-confinado, feita pelos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária, Ismael França e Bruno Inácio recebeu nova premiação este ano. A pesquisa, orientada pela professora Elena Setelich e hoje acompanhada pela professora Karla Picoli participou da Feira Internacional de Ciências e Tecnologias, realizada em Assunção no Paraguai.
O trabalho participou da Mostratec em 2013 e recebeu a classificação para a Ciencap, sendo novamente premiado neste ano. Além de conseguir uma avaliação de destaque, os jovens receberam como prêmio a participação da Expociência 2015, que será realizada no México.
Para Ismael França, que apresentou o trabalho no Paraguai, a participação na feira pode ser resumida como uma oportunidade ímpar. “Fazer contato com outros jovens pesquisadores de várias regiões da América do Sul possibilitou conhecer aspectos culturais muitos distintos da nossa realidade. Gostei muito da experiência e recomendo a todos que participem se tiverem a oportunidade”, salientou.

mostratec4 mostratec3 mostratec2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 3 de dezembro de 2014, às 18:12 por Nicole Trevisol.