Alunos de Segurança do Trabalho arrecadam donativos para haitianos

luzerna-haitianosSensibilizados com a situação de imigrantes haitianos na região, sobretudo com a chegada do frio, alunos do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e outros itens. De acordo com a professora Giordana Caramori, coordenadora do curso, a ideia surgiu após a realização de um seminário sobre imigração e trabalho, em que haitianos que estão nos municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste participaram com depoimentos.

“Nesse diálogo, os convidados relataram algumas dificuldades, devido ao terremoto que devastou o Haiti e o processo de reconstrução do país, além da realidade que eles enfrentam no momento atual, com a mudança para o Brasil na busca de um emprego e de novas possibilidades, e o redirecionamento para lá dos recursos que eles recebem do trabalho feito aqui”, explica Giordana. Na última segunda-feira, 13, à tarde, os estudantes dos três anos do curso se reuniram para comemorar o sucesso da campanha.

Outra ação que está ocorrendo no campus partiu de alunos do curso superior de Engenharia de Controle e Automação, que espalharam caixas pelos corredores a fim de arrecadar agasalhos para a população necessitada. Segundo os organizadores, as doações serão repassadas para a assistência social do município, que cuidará da entrega de acordo com os acompanhamentos já feitos pelo CRAS. Quem quiser colaborar, pode deixar sua doação nas caixas, que ficarão disponíveis na instituição até o final do mês.

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 15 de junho de 2016, às 18:09 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).