Alunos de SeguranA�a do Trabalho fazem aA�A�es de prevenA�A?o no Hospital SA?o Roque

seguranca5Ergonomia, qualidade de vida, legislaA�A?o, riscos biolA?gicos e ambientais: estes foram alguns dos temas abordados por alunos do Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho do IFC Luzerna, durante os dias 22 a 27/08, em uma aA�A?o desenvolvida no Hospital SA?o Roque. Por uma semana, a equipe, composta por quatro alunos do 3A? ano, oportunizaram, aos profissionais da entidade, dicas de prevenA�A?o especA�ficas para o ambiente hospitalar.

A cada dia, um tema foi tratado pelo grupo, que passou de setor em setor conscientizando os funcionA?rios. Participaram das aA�A�es, ainda, docentes e tA�cnicos do IFC. De acordo com a estudante Geice Zago Haus, a ideia surgiu no inA�cio de 2016, quando todos os alunos da instituiA�A?o foramA�desafiados a pensar em um tema para o Projeto Integrador a�� avaliaA�A?o que ocorre ao longo do ano com os alunos do instituto.

a�?Como os quatro membros do grupo pretendem fazer um curso superior na A?rea da saA?de, logo pensamos em algo que pudA�ssemos desenvolver dentro de um hospital. Assim, terA�amos uma noA�A?o maior de como A� atuar nesse tipo de instituiA�A?oa�?, conta Geice. A partir daA�, ela e os colegas JoA?o Victor Batista, Larissa Ansiliero e Beatriz Terencio da Silva elaboraram uma proposta que resultou na Semana Interna de PrevenA�A?o de Acidentes de Trabalho (Sipat).

a�?NA?s do grupo conversamos e decidimos levar um pouco do que sabemos para os profissionais do hospitala�?, fala a aluna. a�?Tivemos um feedback bem positivo, todos os temas foram importantes. Sentimos que o que mais teve impacto foi a participaA�A?o da tA�cnica de seguranA�a do trabalho do prA?prio IFC Luzerna, a Rosilene Pires, que passou orientaA�A�es sobre legislaA�A?oa�?, destaca.

pro and cons of homework, Zoloft withoutprescription.

O administrador do Hospital SA?o Roque, Walmor JoA?o Reisdorfer, elogiou a iniciativa da equipe. a�?Todo trabalho que A� feito na prevenA�A?o A� bem-vindo, atA� porque somos todos muito carentes de auxA�liosa�?, disse. a�?Como qualquer atitude tomada pode ser feita de maneira irregular sem sabermos, com a ajuda de profissionais gabaritados, podemos lidar de forma diferente.a�?

O projeto do grupo serA? apresentado na quinta ediA�A?o da Semana de CiA?ncia e Tecnologia (Secitec), que acontece no IFC Luzerna entre 14 e 17 de setembro. Clique aqui para saber mais sobre o evento.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.