Alunos de Sombrio realizam dinâmica “Anjo da Guarda”

sombrio-anjo-guarda2Os alunos da 3ª fase do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Catarinense Câmpus Sombrio, na disciplina de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Kênia Zanella, realizaram, durante os meses de março a maio, a dinâmica intitulada “Anjo da Guarda”.

A dinâmica consistia em observar o seu protegido durante o período, enviando mensagens de otimismo quando ele estivesse desanimado, elogiando quando fizesse algo bom, ou criticando construtivamente quando necessário. O objetivo da dinâmica foi desenvolver valores, a cooperação, a preocupação com o próximo, melhorar o relacionamento interpessoal, a atenção concentrada, a assertividade, a comunicação, a disciplina, bem como incentivar o trabalho em equipe e ressaltar aspectos intrínsecos de liderança.

Na área de gestão de pessoas, comparamos o bom gestor a um “anjo da guarda”, pois ele deve estar atento a todos os movimentos de seu colaborador, apoiando, incentivando, motivando e ajudando-o a crescer como profissional e como pessoa, com ensinamentos, elogios e críticas construtivas. Após a identificação da necessidade de contratação, o recrutamento e a seleção, a gestão de pessoas encarrega-se de fazer o acompanhamento de seu novo colaborador, identificando os meios eficazes para o desenvolvimento e capacitação da sua equipe com um diferencial competitivo para o seu negócio; reconhecendo a importância de propiciar um ambiente favorável ao trabalho; predispondo-se a acompanhar e avaliar o desempenho da sua equipe; realizando avaliações de desempenho e desenvolvendo estratégias de capacitação. Portanto, com essa dinâmica, os alunos puderam perceber a necessidade do acompanhamento dos colaboradores de uma empresa turística, para que o bom desenvolvimento do funcionário reflita no sucesso da empresa.

sombrio-anjo-guarda1

*Texto e fotos: CECOM/Sombrio.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 22 de maio de 2014, às 12:50 por Nicole Trevisol.