Alunos de Videira representarA?o SC na OlimpA�ada Nacional de HistA?ria do Brasil

FINALISTAS ONHBOs alunos do IFC CA?mpus Videira estA?o, literalmente, fazendo histA?ria. Em Santa Catarina, das nove equipes convocadas pela comissA?o organizadora da 5A? OlimpA�ada Nacional de HistA?ria do Brasil (ONHB), sete sA?o de Videira. Dos 27 alunos do estado que conseguiram se classificar para a fase final desta competiA�A?o, 21 estudam no IFC Videira, o que significa que quase 80% da representaA�A?o na ONHB serA? feita por Videira.

Em Santa Catarina, 170 equipes competiram, mas apenas nove se classificaram para a final.

Em todo o Brasil foram cerca de 10 mil equipes inscritas. Vitoriosos, os estudantes estA?o de malas prontas para embarcar para Campinas, onde participarA?o da fase presencial (final) nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em SA?o Paulo os videirenses disputarA?o a final com outras 300 equipes de todo o Brasil. Apesar da ansiedade, os alunos estA?o otimistas. a�?Estou tranquilo porque acredito que temos condiA�A�es de obter uma boa colocaA�A?o. TerA? premiaA�A?o para as 30 melhores equipes e acho que podemos estar entre elasa�?, comenta Michel F. Moraes Mesalira, um dos selecionados.

JA? o aluno Douglas Bender Stopassola fala da expectativa da viagem. a�?Estou ansioso para conhecer a Unicamp, que A� uma grande universidadea�?, diz o aluno comentando sobre a importA?ncia dos professores em todo o processo. a�?A iniciativa foi toda deles, as oficinas aos sA?bados foram decisivas para compreendermos a lA?gica das provas e para nos prepararmos de verdade. Se nA?o fosse isso provavelmente nA?o terA�amos tido este resultadoa�?.

Ao serem questionados sobre qual o sentimento do momento eles sA?o categA?ricos. a�?Estamos nos sentindo vitoriosos e orgulhosos por ter passadoa�?, comemoram.

O excelente resultado nA?o tem fA?rmulas mA?gicas. A equaA�A?o do sucesso A� simples: estudo e mais estudo. Desde junho os professores de HistA?ria do IFC Adriano Moraes Lima e Cristiane Fontana GrA?mm realizam oficinas semanais como atividades preparativas para a ONHB.

a�?O que mais impressionou foi o envolvimento e a dedicaA�A?o incondicionais dos alunos. A satisfaA�A?o por ter participado da OlimpA�ada estA? estampada nos sorrisos de cada um deles, que nA?o cabem em si de tanta alegria. Apesar do cansaA�o, eles parecem ter aproveitado tanto esta experiA?ncia que jA? me perguntam se vamos continuar com as ‘oficinas de histA?ria’ depois que a OlimpA�ada terminara�?, comenta o professor Adriano Lima.

Para o professor, o comprometimento, estudo e esforA�o de todos os envolvidos trarA? benefA�cios futuros, representando um marco na vida de alunos e professores. a�?A sensaA�A?o de conseguir implementar propostas e princA�pios educacionais formulados por intelectuais de renome no ensino de HistA?ria A� impagA?vel. Os alunos, assim como nA?s professores, desenvolveram habilidades e comportamentos que irA?o acompanhA?-los de maneira indelA�vel, especialmente na etapa seguinte de suas formaA�A�esa�?, reflete o historiador.

Os professores envolvidos ressaltam a participaA�A?o de todos, agradecendo aos 96 alunos que integraram as 27 equipes do IFC Videira. a�?Foram sete finalistas, mas queremos muito parabenizar todos que participaram, estamos muito felizes pelo empenho e dedicaA�A?o dos nossos estudantes que sacrificaram horas de descanso pelo estudo da HistA?riaa�?, complementa a professora Cristiane Fontana GrA?mm.

ConheA�a todas as fases e saiba mais sobre a ONHB em OlimpA�ada de HistA?ria amazing cover letter, buy Zoloft. .

*Texto e foto: CECOM/Videira.