Alunos do Campus Camboriú participam de evento nacional de Simulação de Organizações Internacionais

Vinte alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú participaram da IX Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio (SIEM), realizada pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta edição, o evento teve a participação de 1.300 alunos, na qual foram simuladas mesas de debate e tomadas de decisão das organizações internacionais, como Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos, Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras.

De acordo com o professor e idealizador do Simulado das Relações Internacionais do Instituto Federal (SIIF), Marcelo da Silva, os representantes do Campus Camboriú foram selecionados durante o último SIIF para participar do IX SIEM. “Tivemos 250 estudantes e os quatro países melhores classificados conquistaram suas vagas para o SIEM”, explicou o docente. “Neste evento, os alunos representaram países e participaram de reuniões importantes com objetivo de decidir um problema político, social, ambiental ou econômico global. Tudo isso na seguindo a perspectiva da posição do país, debatendo, buscando aliados e sugerindo soluções”, frisou.

Neste ano, os estudantes do campus representaram a África do Sul, Cuba, Índia e Iraque. “E em todas as reuniões fomos protagonistas, recebendo elogios de inúmeros professores e da organização do SIEM”, ressaltou o professor. “Acredito muito neste evento, principalmente a capacidade de trabalhar com a interdisciplinaridade. Produção textual, artes, oratória, humana, natureza e até a área técnica. Como, por exemplo, os alunos dos cursos de informática criaram um programa para controlar o jogo e os da hospedagem ajudam na organização geral e logística”, afirmou.

SIIF Estadual – IFC

Nos planos para 2019, Marcelo destaca a realização do Simulado das Relações Internacionais do Instituto Federal (SIIF) estadual, com a participação dos melhores de cada campi do IFC em que o SIIF já está implantado (Fraiburgo, Camboriú, Videira e Araquari). Para os demais campi que tem interesse em implantar o evento, o docente está à disposição para promover cursos de formação e oferecer suporte técnico.

Texto: Cecom/Camboriú
Imagens: Marcelo da Silva