Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Alunos do IFC participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

frai-astronomiaEstudantes dos câmpus Araquari, Blumenau, Concórdia, Fraiburgo, Luzerna, Rio do Sul, Sombrio e Videira realizaram, no dia 15/05, a prova da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os participantes tiveram que responder a sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. Ao final da OBA, os que alcançarem as melhores notas ganharão medalhas e representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. O objetivo da olimpíada é despertar nos jovens o interesse pelas disciplinas de ciências espaciais.

bnu-astronomiaDe acordo com o professor de Física do Câmpus Blumenau, Fábio Prá, os conhecimentos básicos de Astronomia estão contemplados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), mas pesquisas em educação têm demonstrado que os estudantes concluem a educação básica com pouco conhecimento neste assunto. “Por isso, a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica torna-se uma ferramenta inestimável para o ensino e popularização desta ciência”, destacou Prá.

Segundo o professor de geografia do Câmpus Fraiburgo, Marcelo Silva, responsável pelas inscrições dos estudantes, a prova era composta por perguntas de astronomia, astronáutica e energia. “Apresentar essa oportunidade para os alunos é de suma importância. É preciso despertar a curiosidade e, a partir daí, motivá-los e orientá-los”, declarou o professor.

Mais informações sobre a Olimpíada no site: http://www.oba.org.br/site/index.php.

Premiação

Cerca de 40 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze, serão entregues. Todos os alunos recebem certificados de participação. Professores, diretores e a própria escola também ganham certificados. Nesta edição da OBA, 120 participantes ainda concorrerão a vagas nas Jornadas Espaciais, evento no qual os alunos têm palestras com especialistas.

* Informações: CECOM/Blumenau e Fraiburgo.

** Fotos: Divulgação.

*** Atualização de informações: 27/05/2015.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de maio de 2015, às 14:57 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: