Alunos do IFC participam do Seminário Nacional da Cebola

Seminário Cebola1Na quarta-feira (8/4), cerca de 25 alunos das turmas do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária e da 9ª fase de Agronomia estiveram participando do 27º Seminário Nacional da Cebola, realizado no ginásio de esportes do Seminário São Francisco, na cidade de Ituporanga.
O evento foi organizado pela Associação Nacional da Cebola (Anace) e contou com apresentações dos portfólios de entidades e cooperativas, além da presença de empresas nos segmentos de sementes, defensivos e tecnologia, que preenchiam os estandes organizados no local.
O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Luiz A. Hessmann, salientou a importância do evento. De acordo com Luiz, o estado de Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país – “30% da produção nacional é feita aqui no estado, e ampliar as pesquisas nesta área é de extrema importância”, comentou.
As novas culturas e as tecnologias empregadas no plantio da cebola foram explanadas na  palestra do Engenheiro Agrônomo Roberto Johow, chileno que apresentou a cultura da cebola para o público, formado por agricultores, empreendedores e alunos.
Segundo a professora do IFC de Rio do Sul, Andrícia Verlindo, que leciona a disciplina de Agropecuária III, há grande chance de os alunos ingressaram nesse nicho de mercado: “A participação nos seminários é de suma importância, pois aproxima o aluno do mercado e apresenta o que está acontecendo de novidade”, afirma. Além dela, os professores Clovissom Boeira de Oliveira, Everton L. Dias Juffo e Leandro L. Marcuzzo acompanharam as turmas.

Seminário Cebola3 Seminário Cebola2

* Texto: CECOM/Rio do Sul.

** Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de abril de 2015, às 18:12 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).