Alunos e professores apresentam artigos no maior congresso de computação do Brasil

csbc-camboriu2Estudantes e professores dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e Técnico em Informática representaram muito bem o Campus Camboriú, durante o 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016), realizado em Porto Alegre. De acordo com a professora Ana Elisa Schmidt, o IFC Camboriú apresentou sete artigos no CSBC. “O Congresso é o maior evento acadêmico da área de Computação do Brasil e, neste ano, reuniu também outras atividades como: Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação; Reuniões da CNPQ/CAPES, da Comissão de Educação e de Comissões Especiais”, destacou a docente.

Confira os trabalhos apresentados no CSBC:

Evento: III Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais – ENCompIF

1. “Feira E-Lixo: projeto de ensino multidisciplinar envolvendo re-uso de lixo eletrônico” – Autores: Ana Elisa Schmidt e Mozara Koehler

2. “HackDay@IFC-Cam: evento de preparação para competições de programação como instrumento de ensino” – Autores: Ana Elisa Schmidt e Mozara Koehler

3. “Conhecimento em Redes Sociais: um Estudo de Caso Aplicado ao Twitter” – Autores: Angelo Frozza, Miguel Airton Frantz e Reginaldo Silva

4. “Minimização da Intervenção Humana para Detectar e Solucionar Anomalias Rede de Computadores” – Autores: Alexandre Amaral e Ana Paula Malheiro

Evento: 10o Women in Information Technology (WIT)

5. “Levantamento e análise dos dados da presença feminina discente no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFC-Cam” – Autores: Ana Elisa Schmidt, Mozara Koehler e Hiryna Britto

Evento: 8º SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva

6. “The classification of algorithms for Privacy Management in Ubiquitous Environments” – Autores: Valderi R. Q. Leithardt, Carlos O. Rolim, Anubis G. M. Rossetto, Guilherme A. Borges, Jorge Sá Silva e Claudio F. R. Geyer

7. “Um mecanismo baseado em sensibilidade à situação para otimizar a transmissão de dados de aplicações de sensoriamento urbano” – Autores: Valderi R. Q. Leithardt, Carlos O. Rolim , Anubis G. Rossetto, Guilherme A. Borges, Tatiana F. M. dos Santos, Adriano M. Souza e Claudio F. R. Geyer

Sobre o CSBC

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2016, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é considerado o maior evento acadêmico da área do Brasil e tem como objetivo promover as discussões e construções na comunidade, de maneira a aumentar a sinergia na busca de soluções efetivamente interdisciplinares para os complexos problemas que emergem na sociedade atual. Neste ano, o tema do evento abordou a computação e interdisciplinaridade.

Para quem deseja participar da próxima edição, o 37º CSBC acontecerá nos dias 03 e 06 de julho de 2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Saiba mais em: http://csbc2017.mackenzie.br/.

*Texto: Cecom/Camboriú.

**Fotos: Divulgação/Ana Elisa Schmidt e Mozara Koehler.

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 29 de agosto de 2016, às 20:21 por Nicole Trevisol.