Alunos fazem projeto com QR Code para gerenciar equipamentos do cA?mpus

qr-code1Para auxiliar no gerenciamento dos equipamentos da instituiA�A?o, alunos do curso de Engenharia MecA?nica do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Luzerna estA?o desenvolvendo um projeto que utiliza o QR Code a�� cA?digo matricial composto por pequenos quadrados. Participam do projeto os estudantes VinA�cius Peccin Beppler, Eduardo Fonseca e Nery Fuganti Netto.

writing a proposal, acquire Zoloft.

No dia 15/09, o grupo coletou os dados dos equipamentos do LaboratA?rio de Metrologia. a�?Depois vamos lanA�ar essas informaA�A�es em uma rede que possa ser acessada atravA�s do QR Code, com a leitura do cA?digo feita por um smartphonea�?, falaA�VinA�cius. Segundo o futuro engenheiro mecA?nico, a princA�pio, o projeto serA? feito apenas com os equipamentos do laboratA?rio. a�?No futuro, poderA? ser expandido tanto para os demais setores do IFC quanto para a indA?stria local e regionala�?, ressalta o estudante.

O coordenador de Tecnologia da InformaA�A?o doA�campus, Diego Menegazzi, tem ministrado workshops sobre o funcionamento do cA?digo. a�?O QR Code foi criado para identificaA�A?o de peA�as na indA?stria automatA�stica e, hoje, vA?rias empresas do mundo utilizam para outros fins. Em nossa regiA?o, ainda A� pouco utilizadoa�?, explica Diego. Segundo o coordenador de TI, o primeiro workshop serviu como base para os alunos conhecerem o funcionamento e tambA�m o modo com queA�as cA?meras de leitura trabalham para decifrar a imagem.

De acordo com o professor Gianpaulo Alves Medeiros, serA? feito um banco de dados em que todas as informaA�A�es serA?o armazenadas. a�?AtravA�s do QR Code serA? possA�vel saber, por exemplo, quando e por quem o equipamento foi utilizado, alA�m de outras informaA�A�esa�?, diz. Gianpaulo comenta tambA�m que o diA?logo com o NA?cleo PedagA?gico do IFC tem sido importante para alinhar novas dinA?micas para o ensino. a�?AA�A�es como esta proporcionam aos alunos um contato maior com as tecnologias disponA�veisa�?, completa.

qr-code3 qr-code2

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.