Alunos fazem projeto com QR Code para gerenciar equipamentos do câmpus

qr-code1Para auxiliar no gerenciamento dos equipamentos da instituição, alunos do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Luzerna estão desenvolvendo um projeto que utiliza o QR Code – código matricial composto por pequenos quadrados. Participam do projeto os estudantes Vinícius Peccin Beppler, Eduardo Fonseca e Nery Fuganti Netto.

No dia 15/09, o grupo coletou os dados dos equipamentos do Laboratório de Metrologia. “Depois vamos lançar essas informações em uma rede que possa ser acessada através do QR Code, com a leitura do código feita por um smartphone”, fala Vinícius. Segundo o futuro engenheiro mecânico, a princípio, o projeto será feito apenas com os equipamentos do laboratório. “No futuro, poderá ser expandido tanto para os demais setores do IFC quanto para a indústria local e regional”, ressalta o estudante.

O coordenador de Tecnologia da Informação do campus, Diego Menegazzi, tem ministrado workshops sobre o funcionamento do código. “O QR Code foi criado para identificação de peças na indústria automatística e, hoje, várias empresas do mundo utilizam para outros fins. Em nossa região, ainda é pouco utilizado”, explica Diego. Segundo o coordenador de TI, o primeiro workshop serviu como base para os alunos conhecerem o funcionamento e também o modo com que as câmeras de leitura trabalham para decifrar a imagem.

De acordo com o professor Gianpaulo Alves Medeiros, será feito um banco de dados em que todas as informações serão armazenadas. “Através do QR Code será possível saber, por exemplo, quando e por quem o equipamento foi utilizado, além de outras informações”, diz. Gianpaulo comenta também que o diálogo com o Núcleo Pedagógico do IFC tem sido importante para alinhar novas dinâmicas para o ensino. “Ações como esta proporcionam aos alunos um contato maior com as tecnologias disponíveis”, completa.

qr-code3 qr-code2

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 20:11 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).