Ano novo, vida nova: IFC entrega mais dois cães-guia

cao-guiaEmoção e liberdade são aguardadas para o dia 10/12 (quinta-feira), às 19h, no auditório do Centro de Treinamento de Cães-Guia. O evento, muito esperado por Roberto Conceição de Almeida Leite e Karen Aparecida Simas Resende, marca o início de uma nova trajetória de mobilidade para os dois cegos: o recebimento dos cães-guia Dexter e Orfeu, formados no curso de pós-graduação de Treinador e Instrutor de cães-guia, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

A especialização é a primeira do Brasil e visa aumentar não somente a formação de profissionais na área, mas também o número de cães-guia atuantes no país.

Sobre o Projeto

O Projeto Cães-Guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Apoiado pelo governo federal, o projeto foi incorporado ao Viver sem Limite – Plano Nacional para Pessoas com Deficiência. Atualmente, outros seis Centros de Formação Treinadores e Instrutores de Cães-Guia estão em fase de construção em seis Institutos Federais.

*Texto: CECOM/Camboriú.

**Foto: Centro de Treinamento de Cães-guia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de dezembro de 2015, às 19:39 por Nicole Trevisol.