Aprendizagem e aA�A?o social unidades em atividade do curso de Cuidador de Idosos do IFC

Os estudantes do curso de Cuidador de Idosos ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? realizaram em 07 de junho uma aA�A?o com a comunidade idosa da FundaA�A?o Lar da 3A? Idade Padre AntA?nio Dias, localizada em CamboriA? (SC). Dentre as atividades realizadas estavam: hidrataA�A?o da pele, cuidados com as unhas dos idosos, cuidados de higiene corporal, auxA�lio na alimentaA�A?o (cafA� da tarde), corte de cabelo, how to be a writer, acquire zithromax. design de sobrancelhas, massagem relaxante, escovaA�A?o dos cabelos.

Para a coordenadora do curso, o objetivo da atividade foi permitir que os estudantes atuassem nas especificidades da saA?de do idoso, envolvendo aspectos biolA?gico, psicolA?gico e social. Ainda, foi possA�vel conhecer a realidade do idoso que estA? na FundaA�A?o Lar da 3A? Idade. a�?Foi possA�vel perceber no rosto das alunas e alunos o sentimento de fraternidade, solidariedade e aprendizado, alA�m de levarem alegria aos idosos, esses alunos perceberam que envelhecer nA?o A� adoecer e que muito pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoasa�?, relata a coordenadora e docente FlA?via de Souza Fernandes.

Muitos dos idosos que residem em instituiA�A�es de longa permanA?ncia recebem poucas visitas, inclusive dos familiares. Por isso, aA�A�es como essas sA?o fundamentais para o bem-estar dos mesmos. a�?Muitas vezes o que eles precisam A� de um pouco de atenA�A?o, serem ouvidos, sentirem-se bonitos, atraentes, vivos. Desta forma, todas as atividades que foram desenvolvidas serviram para estimular os aspectos psA�quicos, fA�sicos e emocional dos idosos que residem nesta instituiA�A?o, fazendo com se sentissem parte ainda da sociedadea�?, complementa FlA?via.

De acordo com a PolA�tica Nacional de SaA?de da Pessoa Idosa (PNSPI) sA?o previstas aA�A�es do poder pA?blicos voltados A� populaA�A?o idosa do Brasil. Assim, o cuidador de idosos passa a ser um indivA�duo importante das aA�A�es de manutenA�A?o da autonomia, integraA�A?o e participaA�A?o do idoso na sociedade, alA�m de ser determinante para o sucesso das diretrizes das polA�ticas pA?blicas.

Pensando nisso, surge o curso de Cuidados de Idosos no IFC Campus CamboriA? que estA? vinculado ao eixo tecnolA?gico a�?Ambiente e SaA?dea�? compreende tecnologias associadas A� melhoria da qualidade de vida, A� preservaA�A?o e utilizaA�A?o da natureza, desenvolvimento e inovaA�A?o do aparato tecnolA?gico de suporte e atenA�A?o A� saA?de.

MAIS SOBRE O CURSO

O curso A� composto por mA?dulos que abordam diferentes assuntos relacionados ao idoso, como: Aspectos demogrA?ficos e epidemiolA?gicos; Envelhecimento humano; SaA?de do idoso; Necessidades nutricionais; Aspectos psicossociais; PromoA�A?o da saA?de do idoso; Lidando com a morte; Higiene e conforto. Para participar, o candidato deve ter 18 anos ou mais e possuir o Ensino Fundamental Completo. As inscriA�A�es para participar do curso estarA?o abertas no segundo semestre de 2017, por meio de edital. Acompanhe as informaA�A�es acessando http://www.camboriu.ifc.edu.br/cursos-de-qualificacao-profissional/cuidador-de-idosos/

Lembrando que todos os cursos ofertados pelo IFC sA?o gratuitos.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol| Jornalista MTE 02499 JP-SC, com informaA�A�es da CoordenaA�A?o do Curso.

**Fotos: DivulgaA�A?o/CoordenaA�A?o do Curso.