Araquari realiza Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

feira-araquari1Na semana de 3 a 8 de outubro, aconteceu, no IFC Araquari, a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). De segunda-feira até sábado, cerca de 130 atividades foram oferecidas para todos os níveis de ensino e para os diferentes cursos ofertados no campus. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais subiram ao palco para falar aos mais de 1100 inscritos no evento.

O primeiro dia contou com a abertura oficial, esta que também foi projetada em telões dentro do ginásio da instituição, para atender a todo o público presente. A palestra de abertura ficou a cargo da pró-reitora de Ensino do IFC, Josefa Surek, que falou sobre Institutos Federais: possibilidades e perspectivas. Ainda na segunda-feira, o professor, da Universidade São Judas Tadeu, Jarbas Novelino Barato ministrou a palestra intitulada Fazer bem feito: caminhos do trabalho e da educação. Na sequência, o professor, da Universidade de Milão, Fabrizio Adani ministrou a palestra Economia circular: um novo conceito.

A terça-feira foi um dia repleto de informações e novos conhecimentos, com apresentações de comunicações orais e pôsteres científicos. O dia todo foi destinado à troca de experiências, com a apresentação de trabalhos em nível científico, dentre os quais foram selecionados os indicados para a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. As avaliações destes trabalhos e os nomes dos selecionados podem ser encontrados na página oficial da SEPE.

Durante a quarta e quinta-feira, as atenções foram divididas entre atividades, como oficinas, minicursos e palestras para grupos menores de estudantes. Além disso, iniciaram também as semanas acadêmicas, específicas de cada curso da instituição. Destaque nestes dias para as falas do professor Attico Chassot, nas palestras sobre Saberes Primevos e Fazendo-se Saberes Escolares, e para o frânces Jean-François Ferard, com a sua fala sobre Objectifs et bases scientifiques des essais d’écotoxicité au service de l’évaluation des risques chimiques.

Na sexta-feira, o foco foi o ensino médio. Aconteceu, no ginásio da instituição, a apresentação de 98 trabalhos interdisciplinares dentro da atividade chamada Painel de Integração. Este foi o momento de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, envolvendo várias disciplinas de seu currículo. O resultado foi simplesmente fenomenal.

Para fechar a semana, no sábado, ainda houve atividades das semanas acadêmicas. Foram seis dias de muita agitação, muitos ensinamentos e principalmente muita troca de conhecimentos. Uma experiência única para os mais de mil inscritos no evento que tiveram a oportunidade de ter contato com realidades diferentes, professores de outras instituições, aprimorar seus conhecimentos e descobrir novidades em suas áreas.

*Texto e fotos: Cecom/Araquari.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 11 de outubro de 2016, às 18:42 por Nicole Trevisol.