Araquari realiza Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o

feira-araquari1Na semana de 3 a 8 de outubro, aconteceu, no IFC Araquari, a I Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE). De segunda-feira atA� sA?bado, cerca de 130 atividades foram oferecidas para todos os nA�veis de ensino e para os diferentes cursos ofertados no campus. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais subiram ao palco para falar aos mais de 1100 inscritos no evento.

O primeiro dia contou com a abertura oficial, esta que tambA�m foi projetada em telA�es dentro do ginA?sio da instituiA�A?o, para atender a todo o pA?blico presente. A palestra de abertura ficou a cargo da prA?-reitora de Ensino do IFC, Josefa Surek, que falou sobre Institutos Federais: possibilidades e perspectivas. Ainda na segunda-feira, o professor, daA�Universidade SA?o Judas Tadeu, Jarbas Novelino Barato ministrou a palestra intitulada Fazer bem feito: caminhos do trabalho e da educaA�A?o. Na sequA?ncia, o professor, da Universidade de MilA?o, Fabrizio Adani ministrou aA�palestra Economia circular: um novo conceito.

A terA�a-feira foi um dia repleto de informaA�A�es e novos conhecimentos, com apresentaA�A�es de comunicaA�A�es orais e pA?steres cientA�ficos. O dia todo foi destinado A� troca de experiA?ncias, com a apresentaA�A?o de trabalhos em nA�vel cientA�fico, dentre os quais foram selecionados os indicados para a Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar. As avaliaA�A�es destes trabalhos e os nomes dos selecionados podem ser encontrados na pA?gina oficial da SEPE.

Durante a quarta e quinta-feira, as atenA�A�es foram divididas entre atividades, como oficinas, minicursos e palestras para grupos menores de estudantes. AlA�m disso, iniciaram tambA�m as semanas acadA?micas, especA�ficas de cada curso da instituiA�A?o. Destaque nestes dias para as falas do professor Attico Chassot, nas palestras sobre Saberes Primevos e Fazendo-se Saberes Escolares, e para o frA?nces Jean-FranA�ois Ferard, com a sua fala sobre Objectifs et bases scientifiques des essais da��A�cotoxicitA� au service de la��A�valuation des risques chimiques.

the sis, clomid online.

Na sexta-feira, o foco foi o ensino mA�dio. Aconteceu, no ginA?sio da instituiA�A?o, a apresentaA�A?o de 98 trabalhos interdisciplinares dentro da atividade chamada Painel de IntegraA�A?o. Este foi o momento de apresentaA�A?o dos trabalhos realizados pelos alunos, envolvendo vA?rias disciplinas de seu currA�culo. O resultado foi simplesmente fenomenal.

Para fechar a semana, no sA?bado, ainda houve atividades das semanas acadA?micas. Foram seis dias de muita agitaA�A?o, muitos ensinamentos e principalmente muita troca de conhecimentos. Uma experiA?ncia A?nica para os mais de mil inscritos no evento que tiveram a oportunidade de ter contato com realidades diferentes, professores de outras instituiA�A�es, aprimorar seus conhecimentos e descobrir novidades em suas A?reas.

*Texto e fotos: Cecom/Araquari.