Artigo sobre ferramenta de apoio para deficientes visuais é apresentado em Maceió

O artigo “Identificação de Marcadores na Orientação de Cegos em Navegação por Ambientes”, do professor Manassés Ribeiro e do estudante André Zuconelli, foi aceito e apresentado no XIII Workshop de Informática Médica (WIM 2013), realizado em Maceió de 23 a 26 de julho. Este é um dos principais eventos nacionais na área, tanto da computação, quanto de informática médica.

De acordo com o professor Manassés Ribeiro, o artigo está relacionado com as tecnologias assistivas visando o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para deficientes visuais. O estudo propõe um método de segmentação e identificação de marcadores para ser utilizado como pontos de referência em um sistemas de navegação para pessoas cegas.

“A ideia geral do sistema é que capture imagens do ambiente, por meio de uma câmera presa ao corpo do usuário, e por um par de fones de ouvido o sistema possa passar orientações ao usuário sobre possíveis perigos a sua volta, bem como sobre o melhor caminho que ele deve seguir para contornar estes obstáculos”, explica o professor.

O trabalho foi desenvolvido pelo estudante de graduação do curso de Ciência da Computação do Câmpus Videira, André Zuconelli, sob orientação do professor Manassés. O assunto também é tema do docente em seu doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

* Texto: CECOM/Videira

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 14 de agosto de 2013, às 17:37 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).