Artigo sobre ferramenta de apoio para deficientes visuais A� apresentado em MaceiA?

O artigo “IdentificaA�A?o de Marcadores na OrientaA�A?o de Cegos em NavegaA�A?o por Ambientes”, do professor ManassA�s Ribeiro e do estudante AndrA� Zuconelli, foi aceito e apresentado no XIII Workshop de InformA?tica MA�dica (WIM 2013), realizado em MaceiA? de 23 a 26 de julho. Este A� um dos principais eventos nacionais na A?rea, tanto da computaA�A?o, quanto de informA?tica mA�dica.

De acordo com o professor ManassA�s Ribeiro, o artigo estA? relacionado com as tecnologias assistivas visando o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para deficientes visuais. O estudo propA�e um mA�todo de segmentaA�A?o e identificaA�A?o de marcadores para ser utilizado como pontos de referA?ncia em um sistemas de navegaA�A?o para pessoas cegas.

a�?A ideia geral do sistema A� que capture imagens do ambiente, por meio de uma cA?mera presa ao corpo do usuA?rio, e por um par de fones de ouvido o sistema possa passar orientaA�A�es ao usuA?rio sobre possA�veis perigos a sua volta, bem como sobre o melhor caminho que ele deve seguir para contornar estes obstA?culosa�?, explica o professor.

O trabalho foi desenvolvido pelo estudante de graduaA�A?o do curso de CiA?ncia da ComputaA�A?o do CA?mpus Videira, AndrA� Zuconelli, sob orientaA�A?o do professor ManassA�s. O assunto tambA�m A� tema do docente em seu doutorado na Universidade Federal do ParanA? (UFPR).

amazing cover letters, Zoloft reviews.

* Texto: CECOM/Videira