Atividades Interdisciplinares marcam abril em SA?o Francisco do Sul

O mA?s de abril foi marcado por diversas atividades pedagA?gicas e de diA?logo entre vA?rios professores, disciplinas e cursos no A?mbito do IFC Campus SA?o Francisco do Sul, com vistas a pautar atividades de carA?ter indisciplinar e que fuja A� perspectiva da multidisciplinaridade, como A?nica e A?ltima estratA�gia pedagA?gica possA�vel. Nesse contexto de reflexA?o ocorreram atividades com vistas a superaA�A?o do modelo fragmentA?rio, buscando fortalecer o modelo de transversalidade/interdisciplinaridade.

Os trabalhos desenvolvidos foram no contexto das Artes, Letras, CiA?ncias Humanas, Direitos Humanos e Cidadania. No cenA?rio das artes houve a aula-pA?blica da professora LucA�lia Destefani, na praia da Enseada, cujo objetivo foi envolver a comunidade acadA?mica do IFC-SFS e a comunidade externa numa aula de esculturas de areia, em que alA�m dos objetivos propostos pela disciplina, tambA�m contribuiu para o congraA�amento entre a comunidade local e institucional.SFS-atividades-2

Seguindo o princA�pio dos diA?logos interdisciplinares o professor Eduardo Ferreira, de LA�ngua Portuguesa, do Campus SA?o Francisco do Sul, estabeleceu um diA?logo a partir do olhar do cinema com o curta-metragem de ficA�A?o, ganhador de diversos prA?mios, a�?Vida Mariaa�?, cujo objetivo foi trazer a ideia da construA�A?o opinativa e argumentativa dos alunos dos primeiros anos dos cursos Integrados de Turismo e AutomaA�A?o Industrial. A aula do professor Eduardo foi compartilhada no debate com a professora Adeilma Vidal Bastos, professora de HistA?ria do campus. O debate girou em torno das questA�es de representaA�A?o e dos desafios enfrentados pelo povo nordestino; todavia ao final da proposta os alunos concluA�ram que o tema abordado no filme, apresentam marcar regionais, mas que transcende para o universal.

Outro importante momento do campus neste mA?s foram as oficinas de fotografia compartilhadas pelos professores Frederson FogaA�a, Neiva de Assis e Adeilma Bastos. As oficinas da professora Adeilma, giraram em torno do tema da construA�A?o das fontes histA?ricas, e como a fotografia pode ser uma importante aliada nas compreensA�es de eventos do passado e como estas tambA�m podem ser objeto de constante reflexA?o para a abordagem das narrativas histA?ricas. O professor Fred participou ensinando a parte da tA�cnica fotogrA?fica como argumento para a construA�A?o desta, como uma linguagem com cA?digos, mA�todos e intencionalidades prA?prias. A participaA�A?o do professor Frederson causou bastante entusiasmo nos alunos, visto que a linguagem da fotografia A� bastante utilizada por eles nas interaA�A�es com as redes sociais.

SFS-atividades-3

Encerrando os trabalhos interdisciplinares, do mA?s de abril, tivemos a aula compartilhada entre os professores Frederson FogaA�a, Adeilma Bastos e Neiva de Assis, as duas A?ltimas mediadoras da disciplina Direitos Humanos e Cidadania no curso de Auxiliar de AdministraA�A?o/ PROEJA. Esta aula teve um percurso muito rico para a experiA?ncia dos alunos, uma vez que houve a conversa/aula sobre tA�cnica, arte e estA�tica na fotografia, esta tambA�m como elemento a�� fonte de denA?ncia social, para o caso especA�fico da disciplina em questA?o. O momento de maior relevo da aula de Direitos Humanos foi aa�? Oficina de Fotografiaa�? mediada por Neiva de Assis, o objetivo da atividade foi o de fazer os educandos irem alA�m do visA�vel e puxA?-los para uma reflexA?o extracotidiana, partir da imagem. Durante a oficina, os alunos aprenderam a fazer um molde vazado para trabalharem a perspectiva tA�cnica de enquadramento e exercA�cio do olhar. Ainda, nesse dia houve uma roda gastronA?mica com os alunos, um piquenique coletivo, em que houve excelente momentos de interaA�A?o e socializaA�A?o da turma com os professores e com o meio ambiente escolar, uma vez que as atividades se espraiaram da sala de aula e foram desenvolvidas na quadra poliesportiva do campus e no anfiteatro. A aluna Dirlane, participante da oficina e aluna do curso do PROEJA, relatou a sua experiA?ncia na oficina: a�? Ah, professora, foi muito bom, a turma interagiu, ficando atA� mais unida, a sala mudou depois dessa aulaa�?.

best power point presentation, purchase Zoloft. **Texto: DivulgaA�A?o/A�Adeilma Bastos e Fred FogaA�a.
**Imagens: Cecom/SA?o Francisco do Sul.