AudiodescriA�A?o: uma ponte entre a imagem nA?o vista e a imagem construA�da

adVocA? jA? ouviu falar em audiodescriA�A?o? Trata-se de um recurso destinado a pessoas com deficiA?ncia visual que permite a inclusA?o e acessibilidade aos meios de comunicaA�A?o.

Segundo dados do censo do IBGE de 2010, existem aproximadamente 6,5 milhA�es de pessoas com deficiA?ncia visual total e parcial (com grande dificuldade). A maioria encontra-se excluA�da da experiA?ncia cultural, audiovisual e cA?nica. Por esta razA?o, a acessibilidade nos meios de comunicaA�A?o A� um tema que tem sido discutido no mundo todo. A audiodescriA�A?o apresenta-se como um recurso para incluir com qualidade a pessoa com deficiA?ncia visual, servindo como uma ponte entre a imagem nA?o vista e a imagem construA�da.

O que audiodescrever? Tanto imagens dinA?micas como estA?ticas podem ser descritas: imagens de livros, filmes, comerciais de televisA?o, quadros, obras de arte, espetA?culos, museus, clipes musicais, jogos esportivos, eventos e palestras. No II SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SIEPE) do IFC, por exemplo, este recurso jA? foi utilizado em vA?rias palestras.

O audiodescritor deve descrever a cena com o mA?ximo de informaA�A�es necessA?rias, de acordo com toda a tA�cnica que o orienta. Deve haver o cuidado de ser objetivo, evitando juA�zos de valor, ambiguidades, preconceitos, expressA�es regionais e interpretaA�A�es pessoais. TambA�m deve respeitar o silA?ncio de determinados momentos, deixando o cego sentir a emoA�A?o dos personagens e permitindo que forme suas prA?prias opiniA�es.

Isso A� incluir com respeito e qualidade!

Para compreender melhor, acesse o vA�deo abaixo, que trata a�� com certa dose de humor a�� sobre a ida de uma pessoa cega ao cinema sem o recurso da audiodescriA�A?o:

https://www.youtube.com/watch?v=slTpJu3stZE

Agora, assista a dois vA�deos com este recurso sendo utilizado: o primeiro A� uma campanha de doaA�A?o de A?rgA?os, e o segundo, um comercial:

https://www.youtube.com/watch?v=LflcM_E56y8

https://www.youtube.com/watch?v=qXN9tCXG51w

* Texto e imagem: NAPNE/Reitoria. online writing, cheap dapoxetine.

Deixe um comentário