Aula Inaugural reA?ne acadA?micos e profissionais da EducaA�A?o em Blumenau

palestra-blumenau3Adriana Lowcke Vargas Schultz, 37 anos, A� caloura do curso de Licenciatura em Pedagogia. Seu sonho A� dar aula para os alunos dos anos iniciais, principalmente focada na forma lA?dica de ensinar. JA? Soely de FA?tima Oliveira Bonin trabalha hA? 23 anos com EducaA�A?o. Professora de EducaA�A?o FA�sica, mestre em Psicopedagogia, ela viu na pA?s-graduaA�A?o um caminho para conseguir interligar a alfabetizaA�A?o a sua disciplina.

Apesar de estarem em graus acadA?micos distintos, os objetivos de ambas alunas convergem para o mesmo fim: educar com qualidade. E foi neste ambiente de integraA�A?o que ocorreu a aula inaugural dos primeiros cursos de pA?s-graduaA�A?o oferecidos pelo IFC Campus Blumenau: EducaA�A?o com A?nfase em AlfabetizaA�A?o e EducaA�A?o em A?nfase na Pequena InfA?ncia; que uniu tambA�m os acadA?micos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O evento ocorreu na noite de sexta-feira (3), no AuditA?rio da AssociaA�A?o dos MunicA�pios do MA�dio Vale do ItajaA� (AMMVI), e reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos, servidores e a representante da Secretaria da EducaA�A?o de Blumenau, Irene Debarba.

A palestrante Leda Scheibe, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), abordou o tema A QuestA?o da FormaA�A?o Docente. Segundo ela, a ideia da aula inaugural foi levantar questA�es provocativas que possam estar presentes nas discussA�es dos estudantes durante o semestre. a�?Acentuei a questA?o das polA�ticas educacionais e das polA�ticas de formaA�A?o de professores porque acho que a profissA?o do professor A� muito importante, mas atualmente desvalorizada social economicamente no Brasil. Precisamos trazer isso para os estudantes, para que eles lembrem que precisam lutar pela escola pA?blica, pela justiA�a social e pelo conhecimento para todosa�?, resumiu Leda.

a�?Hoje damos mais um passo rumo A� verticalizaA�A?o, ao oferecer cursos que vA?o do ensino mA�dio A� pA?s-graduaA�A?o. E, ao implantar dois cursos de pA?s-graduaA�A?o na A?rea de EducaA�A?o em um campus tA?o jovem como o de Blumenau, reforA�amos a importA?ncia do instituto nA?o apenas para a cidade, mas para toda a regiA?o do Vale do ItajaA�a�?, afirmou a diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim.

O prA?-reitor de pesquisa, pA?s-graduaA�A?o e inovaA�A?o, Cladecir Schenkel, contou como ocorreu a construA�A?o da proposta de formaA�A?o continuada. a�?Nosso ponto de partida, pensando na verticalizaA�A?o da formaA�A?o de professores, ou seja, nas nossas licenciaturas, foi trabalhar da graduaA�A?o para cima. EntA?o, surgiu a proposta, envolvendo nove eixos distintos a�� como por exemplo, educaA�A?o e sustentabilidade, gestA?o de educaA�A?o, tecnologias e educaA�A?o a�� alA�m desses dois que estA?o sendo oferecidos pelo campus Blumenaua�?, relatou Schenkel, que adiantou: a�?hA? ainda estudos para uma possA�vel continuidade, que pode resultar em uma proposta de curso de mestradoa�?.

college essay idea, acquire clomid.

A coordenadora dos cursos de pA?s-graduaA�A?o, Bernadete Machado Serpe, deu boas-vindas aos calouros e veteranos. a�?Esperamos que os levantamentos feitas pela professora Leda sirvam para nossas reflexA�es durante o ano letivo, e que essas provocaA�A�es possam ir ao encontro da formaA�A?o que almejamos para vocA?sa�?.

Compositor AntA?nio da Silva abriu o evento ao som de a�?Vidaa�?

Antes de iniciar a aula inaugural, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar a exposiA�A?o MA?sica em Cores, do artista plA?stico, compositor e intA�rprete AntA?nio da Silva. O artista deu inA�cio ao evento tocando violA?o e cantando mA?sicas de sua autoria, como Vida e Bailarina. A exposiA�A?o envolve mA?sica e artes visuais, numa proposta visual, auditiva e tA?ctil.

*Texto e fotos: Cecom/Blumenau.