Autocadastro na FederaA�A?o CAFe libera acesso a 7 serviA�os

CAFE (web)A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) do IFC disponibilizou aos servidores e alunos os serviA�os da Comunidade AcadA?mica Federada (FederaA�A?o CAFe). SA?o 7 serviA�os que podem ser utilizados pela comunidade IFC, mediante um autocadastro: Portal de PeriA?dico CAPES, Microsoft Dreamspark Standard, FileSender@RNP, JEMS, VA�deo@RNP e VA�deoAula@RNP, Foodle e Atlases.

Segundo o diretor de TI, Vander Vigolo, para ter acesso a estes serviA�os os docentes e TAEs do IFC devem realizar o seu autocadastro AQUI. O autocadastro A� simples e serA? feito uma A?nica vez pelo usuA?rio. Solicitamos que os servidores o faA�am para ter acesso aos serviA�os que jA? estA?o disponA�veis”, disse Vigolo.

O conceito bA?sico da CAFe A� permitir que o usuA?rio e senha sejam A?nicos para peer reviewed sources, lioresal reviews. todos os acessos, oA�queA�elimina a necessidade de mA?ltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. O acesso aos estudantes do IFC serA? liberado apA?s a implantaA�A?o e cadastro no Siga AcadA?mico. Segundo o coordenador de Sistema do IFC, Renato Muniz, os alunos de pA?s-graduaA�A?o terA?o o acesso liberado atA� metade deste ano e os demais a partir do primeiro semestre de 2016.

A FederaA�A?o CAFe A� mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo um projeto ofertado pelo MEC em formato gratuito e acadA?mico para as instituiA�A�es de ensino pA?blicas no Brasil. Neste caso, todos os serviA�os da CAFe sA?o disponibilizados gratuitamente ao IFC e seus pA?blicos internos mediante a assinatura do Termo de Compromisso para AdesA?o A� CAFe.

Como fazer o autocadastro?

1) Acesse o endereA�o AQUI.

2) Preencha os dados.

3) No campo Unidade de LotaA�A?o, deve ser cadastrada a unidade de EXERCA?CIO. Solicite esta informaA�A?o diretamente A� DGP (Reitoria) ou A� CGP (cA?mpus).

4) E-mail de confirmaA�A?o: serA? enviado para o seu e-mail para confirmar o autocadastro.

ApA?s esse procedimento, A� sA? utilizar os serviA�os.

Para mais informaA�A�es e passo a passo de autocadastro acesse AQUI.

* Salvo estagiA?rios. Para este pA?blico, o cadastro nA?o A� possA�vel.

Da Tecnologia

A tecnologia adotada pela CAFe A� chamada de banco de dados (inclusive para autenticaA�A?o), por isso A� fundamental que o servidor e aluno crie seu login e senha no autocadastro. Assim o servidor e aluno terA? mais privacidade e seguranA�a no acesso A�s informaA�A�es. As instituiA�A�es pertencentes A� CAFe podem atuar como provedores de identidade (idp) e como provedores de serviA�o (SP).

Mais serviA�os: EDUROAM

Atualmente, o IFC trabalha na implantaA�A?o do EDUROAM. Trata-seA�de um serviA�o adicional ofertado pela FederaA�A?o CAFe A�s instituiA�A�es que jA? utilizam a mesma. Neste serviA�o, o usuA?rio dispA�e de uma ampla cobertura internacional que reA?ne instituiA�A�es de mais de 60 paA�ses, unindo diversos usuA?rios na troca de experiA?ncias e conhecimento.

A relaA�A?o de confianA�a entre instituiA�A�es participantes da EDUROAM permite que os usuA?rios se autentiquem unicamente em sua instituiA�A?o de origem (IFC), que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessA?rias A�s demais instituiA�A�es. No IFC, o EDUROAM encontra-se em fase de teste.

* Texto e foto: CECOM/Reitoria.

** InformaA�A�es: RNP.