Autoridades visitam o local de implantação do Centro de Inovação

rio-sul-centro1Foi realizada na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense em Rio do Sul, a apresentação do projeto de construção do novo Centro de Inovação em Rio do Sul.  A expectativa é que o Centro comece a ser construído já no ano que vem na Unidade Sede do Instituto Federal Catarinense.  Participaram do encontro o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônimo Ayroso,  representantes da Câmara de Vereadores e a associação empresarial e sindicatos de Rio do Sul.
Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Dalton Silva Ribeiro, que acompanhou a visita, os Centros irão criar uma cultura de inovação nas regiões do Estado, permitindo que as empresas e instituições se articulem para dar um salto na produtividade e competitividade. “Acredito que Rio do Sul possui um potencial a ser explorado e vejo que a união de órgãos Federal, Municipal e Estado poderão criar projetos com sustentabilidade e voltados a atender as necessidades regionais”, explicou. A construção da unidade esta orçada em R$ 5 milhões.

DESENVOLVIMENTO
De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação, Fabio Alexandrini, o Centro deverá ser polo da região do Alto Vale no desenvolvimento dessas tecnologias, com foco em diversas empresas regionais. “Praticamente todas as empresas da região vão ser beneficiadas, claro que o foco será nos arranjos produtivos locais como a informática, metal mecânica, de cerâmica vermelha e têxtil”, explica.
O projeto é coordenado pelo Programa de Inovação (Inova), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o governo federal, prefeituras e instituições de ensino. As prefeituras dos municípios serão responsáveis pela doação dos terrenos e a  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) vai investir em pesquisas.

rio-sul-centro2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de setembro de 2014, às 12:53 por Nicole Trevisol.