Bate-papo sobre saA?de feminina acontece na Reitoria

img_0575Foi realizada, no dia 21/10, no mezanino da Reitoria, a palestra, em alusA?o ao Outubro Rosa, A mulher e a prevenA�A?o do cA?ncer a�� bate-papo sobre os desafios do cuidado com o feminino na atualidade, ministrada pela ginecologista Dra. Fernanda Vaz.

O evento contou quase com a totalidade das mulheres da Reitoria, as quais sentaram-se em cA�rculo para um bate-papo com a jovem mA�dica. A sala estava toda decorada com balA�es cor-de-rosa e flores.A�

Os tA?picos abordados na ocasiA?o trataram da saA?de da mulher, tais como o cA?ncer de mama e o cA?ncer de colo do A?tero.

O cA?ncer de mama A� o que mais acomete mulheres em todo o mundo, constituindo a maiorA�causa de morte por cA?ncer nos paA�ses em desenvolvimento. HA? vA?rios fatores de risco envolvidos: envelhecimento; fatores relacionados A� vida reprodutiva da mulher; tudo que nos expA�e ao estrogA?nio, como A� o caso de alguns anticoncepcionais; menarca precoce; nuliparidade ou primeira gravidez apA?s os 30 anos; histA?ria pregressa ou familiar de cA?ncer de mama; uso de A?lcool, tabaco; excesso de peso; sedentarismo; exposiA�A?o A� radiaA�A?o ionizante; terapia de reposiA�A?o hormonal.

A palestrante fez ainda uma CrA�tica ao Outubro Rosa e ao incentivo A� mamografia, pois a exposiA�A?o A� radiaA�A?o A� prejudicial, aumentando a divisA?o celular, responsA?vel pela formaA�A?o do cA?ncer. Por isso, a mamografia anual nA?o A� aconselhA?vel. O MinistA�rio da SaA?de recomenda que o rastreamento seja realizado a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos, salvo nos casos em que a haja parentes de primeiro grau que tiveram cA?ncer de mama, nestes casos o acompanhamento deve ser menos espaA�ado.

Ressaltou ainda que menos de 5% das mulheres menores de 40 anos tA?m cA?ncer de mama. E sanou as dA?vidas das participantes sobre o ultrassom, o qual A� recomendado para as mamas jovens, em razA?o da pouca gordura que apresentam.A�Orientou, ainda, em virtude de questionamentos, sobre aA�ocorrA?ncia de dor: “quando o nA?dulo dA?i, provavelmente nA?o se trata de cA?ncer; a nA?o ser que esteja em estA?gio muito avanA�ado”, explicou.

uc essays, online Zoloft. A ginecologista abordou tambA�m o tema do cA?ncer do colo do A?tero, que tem acometido muitas mulheres. Trata-se do terceiro tumor mais frequente na populaA�A?o feminina. O mA�todo de rastreamento do cA?ncer do colo do A?tero e de suas lesA�es precursoras A� o exame citopatolA?gico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os prA?ximos devem ser realizados a cada 3 anos. O inA�cio da coleta deve ser aos 25 anos de idade, para as mulheres que jA? tiveram ou tA?m atividade sexual, e devem seguir atA� os 64 anos, segundo o MinistA�rio da saA?de.

A mA�dica mencionou, ainda, a importA?ncia de a mulher conhecer o seu prA?prio corpo, fazer o autoexame com frequA?ncia e visitar o(a) mA�dico(a) ginecologista periodicamente.

Confira a pA?gina no Facebook da Dra. Fernanda Vaz: https://www.facebook.com/drafernandavaz/?fref=ts.

*Texto: DivulgaA�A?o/Napne.

**Fotos: Cecom/Reitoria.

Deixe um comentário