Biblioteca do IFC Luzerna faz exposição alusiva à Semana Farroupilha

luzerna-biblitoecaEntre os dias 15 e 19 de setembro acontece na Biblioteca do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna uma exposição da cultura gaúcha. A mostra é alusiva à Semana Farroupilha, evento histórico relembrado também pelos catarinenses. Gravuras, textos, trajes típicos e objetos tradicionais podem ser conferidos pela comunidade, alunos e servidores da instituição, no horário de funcionamento do espaço: das 8h às 22h.

A Guerra dos Farrapos contra o Império ocorreu entre 1835 e 1845. A Revolução Farroupilha foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. Nesse movimento revolucionário, que tinha como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, sendo a cidade de Piratini a capital.

Não demorou muito para que a revolta chegasse até Santa Catarina – onde foi aclamada a República Juliana, que contou com a ajuda de Davi Canabarro, por terra, e Gioseppe Garibaldi, pelo mar.

A exposição faz parte do projeto cultural da Biblioteca do IFC, que visa usar este espaço na divulgação de datas comemorativas e para a realização de projetos sociais da comunidade. A ideia é de que os estudantes utilizem a biblioteca não só como um local de leitura, mais também como um espaço privilegiado para a difusão da cultura e do conhecimento.

Exposição alusiva à Semana Farroupilha

Onde: Biblioteca do IFC Luzerna

Quando: 15 a 19 de setembro, das 8h às 22h

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de setembro de 2014, às 13:01 por Nicole Trevisol.