Biblioteca do IFC Luzerna faz exposiA�A?o alusiva A� Semana Farroupilha

luzerna-biblitoecaEntre os dias 15 e 19 de setembro acontece na Biblioteca do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna uma exposiA�A?o da cultura gaA?cha. A mostra A� alusiva A� Semana Farroupilha, evento histA?rico relembrado tambA�m pelos catarinenses. Gravuras, textos, trajes tA�picos e objetos tradicionais podem ser conferidos pela comunidade, alunos e servidores da instituiA�A?o, no horA?rio de funcionamento do espaA�o: das 8h A�s 22h.

A Guerra dos Farrapos contra o ImpA�rio ocorreu entre 1835 e 1845. A RevoluA�A?o Farroupilha foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. Nesse movimento revolucionA?rio, que tinha como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a RepA?blica Rio-Grandense, sendo a cidade de Piratini a capital.

NA?o demorou muito para que a revolta chegasse atA� Santa Catarina a�� onde foi aclamada aA�RepA?blica Juliana, que contou com a ajuda de Davi Canabarro, por terra, e Gioseppe Garibaldi, pelo mar.

A exposiA�A?o faz parte do projeto cultural da Biblioteca do IFC, que visa usar este espaA�o na divulgaA�A?o de datas comemorativas e para a realizaA�A?o de projetos sociais da comunidade. A ideia A� de que os estudantes utilizem a biblioteca nA?o sA? como um local de leitura, mais tambA�m como um espaA�o privilegiado para a difusA?o da cultura e do conhecimento.

ServiA�o

ExposiA�A?o alusiva A� Semana Farroupilha

Onde: Biblioteca do IFC Luzerna

Quando: 15 a 19 de setembro, das 8h A�s 22h

research hypothesis, dapoxetine online.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.