Bibliotecária do IFC Rio do Sul ministra palestra no IFPR

Presidente da Comissão Brasileira das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a bibliotecária Caroline da Rosa Ferreira Becker, do IFC Campus Rio do Sul – Unidade Urbana, ministrou, no dia 12 de junho, a palestra “Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação PCT e o protagonismo do bibliotecário”, durante o VII Encontro de Equipes das Bibliotecas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizado no Campus Irati.

Participaram da palestra aproximadamente 40 bibliotecários e auxiliares de biblioteca do IFPR, além da professora Ana Cláudia Radis, diretora do Campus Irati, e do professor Paulo Cesar Medeiros, diretor de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR.

Becker abordou a crescente criação de Sistemas de Bibliotecas (SIBIs) nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação PCT (atualmente são 13 SIBIs oficialmente instituídos e nove em processo de institucionalização) e o quanto esta institucionalização vem fortalecendo e desenvolvendo as bibliotecas da Rede, com ações e projetos brilhantes sendo realizados e compartilhados pelos bibliotecários.

Conversou também sobre as habilidades/competências que o bibliotecário deve ter ou buscar desenvolver/aprender: criatividade, autoconfiança, perseverança, determinação, atitude e amor pelo ser e fazer da profissão. Em tempos de grandes mudanças, transformações e recessão, a biblioteca precisa se reinventar e ser um local de aprendizagem, de compartilhamento, de pesquisas/projetos/experiências/saberes. Foram também dados aos participantes exemplares do livro Panorama das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão.

Fonte: Nauria Fontana